CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em primeira visita a Brasília após eleito, Lula se reúne com Lira e Pacheco; veja a agenda

Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin também tem participado dos encontros

O Liberal
fonte

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita Brasília (DF) pela primeira vez desde o segundo turno das eleições 2022, quando venceu o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Na capital federal, ele cumpre agenda de reuniões com representantes do Legislativo e Judiciário. Na manhã desta quarta-feira (9), ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, por exemplo, ele se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). As informações são do G1 Nacional.

VEJA MAIS

image Geraldo Alckmin anuncia nomes para a equipe de transição do governo Bolsonaro para o de Lula; vídeo
Transição deve ser conduzida por uma equipe de até 50 pessoas. Lula vai assumir a presidência do Brasil no dia 1º de janeiro de 2023

image ​Transição de Lula se reúne com ​Comissão de Orçamento nesta terça
​Quem preside a Comissão é o deputado federal paraense Celso Sabino. Ainda não há informações sobre o que será discutido.

Também participaram do encontro com Lira os deputados José Guimarães (PT-CE), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, além do ex-ministro Aloizio Mercadante. De acordo com o colunista Valdo Cruz, a reunião acontece em meio à definição, pela equipe de transição, sobre qual modelo de proposta será apresentado para garantir que o Auxílio Brasil continue em R$ 600 ano que vem.

Lula quer ouvir líderes políticos antes de definir se, quando assumir o governo, editará uma medida provisória ou enviará uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir o valor de R$ 600, uma vez que a aprovação de PECs exige negociação maior por parte do governo.

Medidas provisórias, por outro lado, já têm força de lei assim que publicadas. Precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar leis em definitivo, sendo necessário a maioria de votos favoráveis entre os parlamentares presentes à sessão (desde que estejam na sessão ao menos 257 deputados).

Agenda

A agenda do presidente eleito em Brasília também deve incluir reuniões com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O encontro com Pacheco está previsto para as 13h na residência oficial do Senado.

Ainda durante a tarde, Lula se reunirá às 16h com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e às 17h com o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA