CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

​Transição de Lula se reúne com ​Comissão de Orçamento nesta terça

​Quem preside a Comissão é o deputado federal paraense Celso Sabino. Ainda não há informações sobre o que será discutido.

Elisa Vaz
fonte

​O presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, deputado federal Celso Sabino (União Brasil), receberá o coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin, nesta terça-fe9ra (8), às 17h, na sala da presidência da Comissão. A reportagem tentou contato com o parlamentar paraense, mas a equipe aguarda primeiro a reunião para que Sabino comente sobre a transição.

Neste período, ​uma equipe nomeada pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fica em contato com a indicada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para passar informações do andamento da administração do país, despesas, dívidas e receitas dos cofres públicos.

VEJA MAIS:

image Eleições 2022: saiba como funciona a transição de governo após Lula ser eleito
Segundo a lei, é atribuição da Casa Civil disponibilizar ao presidente e vice-presidente eleitos local, infraestrutura e apoio administrativo

Em entrevista ao Grupo Liberal na semana passada, outro político que representa o Pará no Congresso e faz parte da coordenação de transição de governo, o senador Paulo Rocha (PT), adiantou que uma das principais preocupações da equipe quanto ao novo governo é em torno do orçamento, já que o valor que será gasto no ano que vem é definido ainda no mandato do presidente Bolsonaro, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA). A equipe de transição de Lula, portanto, tenta aprovar ainda neste orçamento algumas das principais promessas de campanha do petista.

VEJA MAIS:

image Integrante da coordenação da transição, senador Paulo Rocha fala sobre desafios
O parlamentar petista, eleito pelo Pará, diz que orçamento é a maior preocupação, mas também cita bloqueios em rodovias

image Congresso discute mudanças no Orçamento de 2023 para atender novo governo
As mudanças serão discutidas em reunião marcada para esta quinta-feira (3)

Entre as propostas que são essenciais para o primeiro ano de mandato de Lula e que podem entrar no orçamento estão o aumento real do salário mínimo, acima da inflação; e a manutenção dos repasses mensais de R$ 600, que, de acordo com Paulo Rocha, não constam no orçamento preparado pelo atual Executivo para o ano que vem. Também são prioridades os investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), Mais Médicos e Farmácia Popular, adiantou o senador ao Grupo Liberal na última semana.

Justamente para garantir que tudo isso caiba no orçamento, a equipe do futuro presidente Lula negocia um acordo para redigir uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial que tem como objetivo definir uma licença para o governo gastar em 2023, estabelecendo programas que serão cobertos com o chamado "waiver total", que seria uma licença para gastar na "PEC da Transição". O valor chega a R$ 200 bilhões e tem gerado polêmicas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA