CPI das ONGs: liderança indígena diz que comunidades passam ‘necessidade’ e não recebem benefícios

Presidente da comissão diz que a etnia Xavante obteve sucesso na área do agronegócio sem a participação de ONGs

O Liberal
fonte

Durante audiência pública na manhã desta terça-feira (24), a liderança indígena Arnaldo Tsererowe, da etnia Xavante, de Mato Grosso, negou que as Organizações Não Governamentais (ONGs) estejam gerando benefícios às aldeias. Ele foi convocado a comparecer em uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação dessas entidades na Amazônia, a CPI das ONGs.

VEJA MAIS:

image CPI das ONGs recebe nesta terça lideranças agroindígenas; acompanhe
Ambos do Mato Grosso, os caciques Graciano Aedzane Pronhopa e Arnaldo Tsererowe vão representar a etnia Haliti-Paresi

image Presidente da CPI das ONGs vai ao MPF contra ICMBio, vinculado ao ministério de Marina Silva
Senadores que integram Comissão ouviram denúncias na Reserva Chico Mendes

image CPI DAS ONGs: diligências comprovam pobreza e abandono em reserva administrada pelo ICMBio no Acre
Local sofre influência da WWF, organização não governamental de origem suíça

As ONGs que vêm dizer que estão levando benefícios para as nossas aldeias, isso é tudo mentira, a gente sente de ver nossa comunidade passando necessidade, nossas crianças… E aonde que estão aplicando essas verbas? Por que não existe, para as ONGs, a responsabilidade fiscal para apurar se está aplicando esse recurso em prol da sociedade indigena brasileira?”, questionou, durante sua fala.

Segundo o presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), a etnia obteve sucesso na área do agronegócio sem a participação de ONGs. “Nós queremos o apoio, nós queremos trabalhar, nós queremos que o nosso povo e algumas etnias trabalhem e produzam para tirar a necessidade do nosso povo, principalmente as crianças”, enfatizou Arnaldo.

Posição contrária a ONGs

Outro convidado da mesma audiência, cacique Graciano Aedzane Pronhopa, também da etnia Xavante, se posicionou contra a atuação das ONGs e disse que elas não levam resultados para as aldeias

As ONGs são pura mentira, tem que fiscalizar o projeto deles, maior ladrão do Brasil. Os Yanomami estão sofrendo, morrendo, as ONGs já foram lá, já levaram recursos, medicamentos, alimentação, as ONGS estão matando os indígenas dentro do Brasil. Só falam que os indígenas estão vivendo bem, estão vivendo bem não, os Xavantes estão acabando. Nunca recebemos apoio das ONGs que recebem milhões de recursos para saúde, educação, alimentação, meio ambiente, e ainda falam que ajudam”, opinou.

Graciano defendeu que o governo federal dê liberdade para os indígenas desenvolverem em seus territórios “para terem bem estar e uma vida digna acompanhada do desenvolvimento, sem deixar as tradições, cultura e modo de viver, preservando nossas vidas. É preciso investigar todas as ONGs que recebem dinheiro do governo federal, que manipulam líderes e caciques usando como peça de manobra”, pontuou o líder indígena.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA