CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CPI DAS ONGs: diligências comprovam pobreza e abandono em reserva administrada pelo ICMBio no Acre

Local sofre influência da WWF, organização não governamental de origem suíça

Emilly Melo
fonte

Em uma diligência realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONG, presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), nesta quinta-feira (19), foi constatado o abandono e a falta de oportunidades aos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. A visita na área de preservação foi feita para verificar as condições de vida dos moradores e investigar as denúncias que chegaram ao colegiado. 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) administra a reserva, que fica localizada no município de Xapuri, no Acre. No entanto, a região é influenciada pela organização não governamental WWF, de origem suíça, conforme apontou o presidente da comissão.

VEJA MAIS

image Diretor executivo do Ipam deve ser ouvido pela CPI das ONGs nesta terça
A Comissão do Senado investiga a atuação de Organizações Não Governamentais na Amazônia, bem como o recebimento de recursos por parte delas

image 'As Ongs representam um poder paralelo', diz Zequinha Marinho sobre CPI das Ongs  
Em entrevista para O Liberal, o senador indicou quais os próximos passos da comissão de inquérito, que tem mais uma reunião antes do recesso de julho, sobre futuras audiências que serão realizadas em Altamira e Santarám, além de dar sua opinião sobre o trabalho das organizações não-governamentais na Amazônia.

image Aldo Rebelo é o convidado da CPI das Ongs: “Ongs obedecem a interesses internacionais”
Rebelo falará aos parlamentares na condição de convidado, atendendo a dois requerimentos apresentados pelos senadores Marcio Bittar (União-AC) e Nelsinho Trad (PSD-MS)

Plínio destacou o logotipo do WFF em uma placa que fica na entrada da reserva e atribuiu a responsabilidade do isolamento da região à ONG. Além disso, o senador afirmou que o dinheiro que procede de ONGs, como a WWF, favorece a criação de áreas de preservação, mas também pode resultar na redução de oportunidades econômicas para a população que reside no local e colocá-los em situação de pobreza.

A situação precária da população da reserva Chico Mendes foi denunciada à CPI das ONGs, o que levou a comissão a investigar a atuação das organizações na região. Durante a diligência também foram reconhecidas a falta de acesso a energia, infraestrutura e oportunidades de geração de renda aos moradores da reserva. 

A comitiva da CPI, além do senador Plínio Valério, é composta pelo senador Jaime Bagatolli (PL-RO), vice-presidente da comissão, pelo senador Márcio Bittar (União-AC), relator da CPI, e pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), membro do colegiado. A comissão foi instaurada para investigar a atuação de organizações na Amazônia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA