CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Câmara aprova projeto que extingue saídas temporárias de presos; entenda

Proposta inicial limitava o benefício, agora deputados o extinguiram de vez

Ana Carolina Matos

Um projeto que acaba com saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais brasileiros foi aprovado, nesta quarta-feira (3), pela Câmara dos Deputados. A matéria segue para análise do Senado, onde teve origem. As informações são da Agência Brasil. 

A proposta inicial previa apenas que as saídas temporárias fossem limitadas. No entanto, ao tramitar na Câmara, deputados decidiram extinguir o benefício de vez.

VEJA MAIS

image Mais de 2 mil presos do Pará serão liberados para saída temporária da Páscoa
A Secretaria de Administração Penitenciária informou que, entre outros quesitos que favorecem a concessão do benefício está o bom comportamento

image Foragido do sistema penitenciário é recapturado em Mosqueiro
Acusado era procurado após não retornar de saída temporária no final de dezembro

Agora o texto aprovado prevê a revogação de todas as possibilidades de saída, que atualmente estão disponíveis para condenados em regime semiaberto, o que incluía visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades.

Para o relator, Capitão Derrite (PL-SP), a existência do benefício burla a lei penal, ao frustrar a proporcionalidade no cumprimento da pena. Além disso, ele destacou que muitos presos não retornam ao sistema prisional após a saída.

image Homem que estava foragido da Justiça é recapturado, em Itaituba
Geraldo Pereira dos Santos Júnior foi beneficiado com a saída temporária de final de ano, porém não retornou para cumprir a pena

image Corpo de suposto presidiário em saída temporária é encontrado em Santarém
O homem foi achado de bruços, com um ferimento nas costas, dentro de terreno privado

"Já existe a previsão legal de cumprimento de pena e progressão de regime de forma proporcional. A saída temporária causa a todos um sentimento de impunidade diante da percepção de que as pessoas condenadas não cumprem suas penas, e o pior, de que o crime compensa", acrescentou.

O texto aprovado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. A análise deverá comprovar que o detento tem condições de se adaptar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

Proposta foi criticada

A deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou a aprovação da matéria. "O que são as saídas temporárias? Primeiro, elas só são devidas a quem está em regime semiaberto. Portanto, as pessoas que têm direito à saída temporária já estão na semiliberdade. Elas já estão em convívio com a sociedade. Elas já podem sair o dia inteiro e apenas dormir dentro da unidade prisional", apontou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA