Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudia agressões contra jornalistas por seguranças de Maduro

Após reunião no Itamaraty, agentes de segurança do presidente venezuelano agrediram jornalistas

O Liberal
fonte

Após reunião no Itamaraty, nesta terça-feira (30), agentes de segurança do presidente venezuelano Nicolás Maduro e a serviço do Gabinete de Segurança Institucional da presidência brasileira agrediram jornalistas. A violência está sendo duramente criticada por instituições como a TV Globo, e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), que emitiu nota de repúdio.

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudia com veemência as agressões contra jornalistas que procuraram uma aproximação com o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, ao fim da reunião de presidentes do continente em Brasília, nesta terça-feira (30)", diz a nota da ANJ.

O documento da Associação Nacional dos Jornais acrescenta que, "a violência contra a imprensa é inaceitável em uma democracia. A ANJ aguarda uma apuração rigorosa das autoridades com a devida responsabilização dos agressores, sejam eles brasileiros ou estrangeiros".

VEJA MAIS

image Presidentes de Uruguai e Chile criticam Lula por causa da Venezuela; vídeo
O presidente brasileiro classificou de 'narrativa' as acusações de violações no país de Maduro.

image Deputado Zé Trovão aciona embaixada dos EUA para prender Nicolás Maduro no Brasil
Presidente da Venezuela desembarcou em Brasília no último domingo para compromissos com Lula e líderes de outros países

image Brasil e Venezuela assinam atos bilaterais nesta segunda (29)
Na terça- feira (30), o presidente da Venezuela participará de uma reunião com os presidentes dos países da América do Sul

Tudo indica que a confusão começou durante uma entrevista de Nicolás Maduro. Os seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. No empurra-empurra, um deles deu um soco no peito da repórter Delis Ortiz. No tumulto, não foi possível registrar imagens do momento da agressão.

A informação é de que outros jornalistas também foram agredidos. O autor da agressão contra Delis Ortiz, segundo testemunhas, é o agente destacado na imagem. Delis Ortiz foi levada para uma sala do Itamaraty, onde recebeu atendimento médico, e está bem.

image Presidente da Venezuela Nicolás Maduro está no Brasil e se reúne com Lula nesta segunda-feira
A última vez que Maduro esteve no Brasil foi em 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff

image Novo projeto audiovisual de Mari Fernandez chega às plataformas de música nesta quarta-feira
“Ao Vivo em São Paulo” conta com participações especiais e marca um novo momento da carreira da artista, mais maduro e transitando por outros estilos

Posicionamento do Ministério das Relações Exteriores

O Ministério das Relações Exteriores também emitiu nota, em que lamenta a agressão a profissionais de imprensa e afirma que tomará providências para apurar responsabilidades. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota em que se solidariza com a jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas.

A nota afirma que todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita. A Globo repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza e aguarda as providências a serem tomadas para a punição dos responsáveis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA