CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Presidentes de Uruguai e Chile criticam Lula por causa da Venezuela; vídeo

O presidente brasileiro classificou de 'narrativa' as acusações de violações no país de Maduro.

O Liberal
fonte

Durante o encontro dos presidentes da América do Sul, em Brasília, nesta terça-feira (30), os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, reprovaram a declaração do presidente Lula, que classificou de "narrativa" as acusações de ações antidemocráticas e violações de direitos humanos na Venezuela ao receber o presidente daquele país, Nicolás Maduro.

Em discurso na cúpula dos presidentes, Lacalle Pou disse: "Fiquei surpreendido quando se falou que o que aconteceu na Venezuela é uma 'narrativa'. Todos já sabem o que nós pensamos com respeito à Venezuela e sobre o governo da Venezuela. Se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, que se respeite os direitos humanos, que não haja presos políticos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com o dedo. Damos o nome que tem e ajudamos".

Já Boric, destacou: "Não é uma construção de 'narrativa'. É uma realidade, é grave e tive a oportunidade de ver através dos olhos e da dor de milhares de venezuelanos que vivem em nosso país e que também exigem uma posição firme e clara de que os direitos humanos devem ser respeitados sempre e em todos os lugares, independente da cor política, do governante do dia".

VEJA MAIS

image Câmara dos Deputados vota Marco Temporal e MP dos Ministérios do governo Lula nesta terça (30)
Os parlamentares aprovaram as duas votações em regime de urgência para as duas pautas que podem provocar mudanças nas políticas nacionais

image Conheça as 10 propostas de Lula apresentadas fórum com presidentes da América do Sul
A iniciativas passam pelo meio ambiente, educação, saúde, energia, entre outras

image 'Deixamos que ideologias nos dividissem', diz Lula a líderes sul-americanos; vídeo
Presidente defendeu união de países sul-americanos pelo desenvolvimento regional

Lula se reuniu com Maduro

Na segunda-feira (29), Lula e Maduro tiveram uma reunião bilateral. Essa foi a primeira visita do líder venezuelano ao Brasil em oito anos. O presidente do Brasil afirmou que havia se construído uma "narrativa de antidemocracia a autoritarismo" contra a Venezuela.

"Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo", defendeu. "Está nas suas mãos, companheiro, construir a sua narrativa e virar esse jogo para que a gente possa vencer definitivamente e a Venezuela volte a ser um país soberano, onde somente o seu povo, através de votação livre, diga quem é que vai governar aquele país."

image Lula e mais 10 presidentes da América do Sul se reúnem nesta terça-feira em Brasília; vídeo
Os líderes sul-americanos atenderam a um convite feito pelo presidente brasileiro, que busca retomar a cooperação dentro do continente

Na reunião de presidentes, Lacalle Pou lembrou que o Uruguai voltou a ter embaixador em Caracas, depois de um período em que não teve representação diplomática, e que o fez por "afinidade com o povo da Venezuela".

Já o presidente da Argentina, Alberto Fernández, defendeu o retorno da Venezuela às organizações e fóruns internacionais. Ele se reuniu com Maduro nesta terça-feira (30)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA