MENU

BUSCA

Alexandre de Moraes autoriza STF a julgar militares envolvidos em atos golpistas de 8 de janeiro

Decisão do ministro atende a um pedido da Polícia Federal

O Liberal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (27) que os militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro serão processados e julgados pela Corte. Além disso, o ministro autorizou um pedido da Polícia Federal (PF) para investigar eventuais crimes cometidos por integrantes das Forças Armadas e Polícias Militares nas manifestações antidemocráticas.

A decisão atendeu a um pedido da PF, que solicitou ao ministro que reconhecesse a competência do STF para processar servidores militares das Forças Armadas nos atos golpistas. Segundo a PF, militares ouvidos na 5ª fase da Operação Lesa Pátria "indicaram possível participação/omissão dos militares do Exército Brasileiro, responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo Batalhão da Guarda Presidencial". Ambos os órgãos são responsáveis pela segurança do Palácio do Planalto.

Em sua decisão, Moraes afirmou que a competência do Supremo para investigar os atos golpistas "não distingue servidores públicos civis ou militares, sejam das Forças Armadas, sejam dos Estados (policiais militares)". Segundo o ministro, nenhuma das hipóteses que poderiam enviar os casos para a Justiça Militar estão presentes na investigação dos atos golpistas.

VEJA MAIS

Ministro do STF pede que presidente do Senado se manifeste sobre instalação da CPI dos atos golpista
Gilmar Mendes dá prazo para Rodrigo Pacheco para que diga se há elementos para abrir uma comissão de inquérito

Presos por atos antidemocráticos de 8 de janeiro só poderão receber visitas com autorização do STF
O ministro Alexandre de Moraes entendeu que os custodiados são classificados com “alta periculosidade” e, por isso, não podem ser submetidos às mesmas regras de outros detentos

Decisão do STF é ameaça e pode liquidar orçamento das empresas, dizem especialistas
Advogado e empresária consideram “injusta” a cobrança de valores retroativos de tributos. Para eles, isso pode afetar viabilidade econômica e continuidade de atividades empresariais.

Militares saem da tutela da Justiça Militar

"O Código Penal Militar não tutela a pessoa do militar, mas sim a dignidade da própria instituição das Forças Armadas competência ad institutionem, conforme pacificamente decidido por esta SUPREMA CORTE ao definir que a Justiça Militar não julga 'CRIMES DE MILITARES', mas sim 'CRIMES MILITARES'", apontou o ministro em sua decisão.

Com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, os militares envolvidos nos atos golpistas serão processados e julgados pelo STF, sem a possibilidade de serem julgados pela Justiça Militar da União. A investigação aberta pela PF também visa apurar a autoria e materialidade de eventuais crimes cometidos por integrantes das Forças Armadas e Polícias Militares relacionados aos atentados contra a Democracia que culminaram com os atos criminosos e terroristas do dia 8 de janeiro de 2023.

Política