CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministro do STF pede que presidente do Senado se manifeste sobre instalação da CPI dos atos golpista

Gilmar Mendes dá prazo para Rodrigo Pacheco para que diga se há elementos para abrir uma comissão de inquérito

O Liberal
fonte

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes pediu para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dizer se vê elementos para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro. O pedido para criar a "CPI dos atos golpistas" já conta com 39 assinaturas - 12 a mais que o mínimo necessário - e foi apresentado pela senadora Soraya Thronicke (União-MS), ex-candidata à Presidência.

Gilmar Mendes é relator de um mandado de segurança apresentado pela senadora, que acusou uma "postergação injustificada" na análise do pedido de instalação da comissão parlamentar. O ministro determinou que Pacheco seja notificado para apresentar informações no prazo legal, que é de dez dias. A abertura de uma CPI pode levar à convocação de autoridades para prestar depoimentos, quebra de sigilo telefônico e bancário de alvos da investigação, indiciamento de culpados e encaminhamento ao Ministério Público de eventuais pedidos de abertura de inquéritos.

VEJA MAIS

image Presos por atos antidemocráticos de 8 de janeiro só poderão receber visitas com autorização do STF
O ministro Alexandre de Moraes entendeu que os custodiados são classificados com “alta periculosidade” e, por isso, não podem ser submetidos às mesmas regras de outros detentos

image Decisão do STF é ameaça e pode liquidar orçamento das empresas, dizem especialistas
Advogado e empresária consideram “injusta” a cobrança de valores retroativos de tributos. Para eles, isso pode afetar viabilidade econômica e continuidade de atividades empresariais.

Vale lembrar que em 2021, o STF obrigou Rodrigo Pacheco a criar uma comissão parlamentar para apurar a gestão da pandemia de covid-19 pelo governo Jair Bolsonaro. Os ministros têm entendido que a abertura de CPI não depende da vontade dos presidentes da Câmara dos Deputados ou do Senado, e que uma vez cumpridos os requisitos constitucionais, como o mínimo de assinaturas e a indicação de um fato concreto a ser investigado, não há margem para engavetar os pedidos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA