CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Suspeito de ter atirado contra equipe da PF é preso em Itaituba

O homem capturado nesta quinta (31) teria tentado impedir operação de desmobilização de garimpos em abril deste ano

O Liberal
fonte

A Polícia Federal prendeu um homem, na tarde desta quinta-feira (3), em Itaituba, no sudoeste do Pará, suspeito de ter atirado contra os agentes da instituição. A captura aconteceu no decorrer da Operação Dever Legal 2, com cumprimento de um mandado de prisão e um de busca e apreensão. A ação tem objetivo de desvendar um caso de garimpagem ilegal e tentativa de homicídio contra agentes federais e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocorrido em abril deste ano.

Na ocasião, a PF e a ICBMBio se juntaram para reprimir garimpo ilegal em Unidades de Conservação federais na região de Itaituba. Segundo a polícia, enquanto as equipes se preparavam para partir em helicópteros após a desarticulação de um local de extração clandestina de minérios, disparos de armas de fogo foram feitos na direção dos servidores.

VEJA MAIS

image Governo do Pará monta força-tarefa investigativa para combater crimes ambientais
“Operação Curupira” tem como principal objetivo a redução do desmatamento

image Delegado de Uruará é baleado sete vezes durante suposta intervenção policial
A polícia diz que o autor dos disparos contra a vítima foi alvejado e socorrido. O estado, segundo as autoridades, é delicado

Os mandados executados nesta quinta (31), têm como alvo um suspeito de ser o mentor da atividade garimpeira ilícita, além de ser apontado como responsável direto pelos ataques a tiros. Contra ele, foi cumprida prisão temporária, autorizada pela Justiça Federal. Na busca, foram apreendidas a provável arma usada no atentado contra os servidores e uma grande quantidade de munições.

As investigações apuram crimes de usurpação de patrimônio público, delitos ambientais e a tentativa de homicídio qualificado. As penas somadas podem passar de 30 anos de prisão.

A primeira fase da Operação Dever Legal foi deflagrada em 8 de agosto de 2023. Naquela ocasião, foram apreendidas armas e munições, além da prisão de uma pessoa suspeita de ter disparado uma arma de fogo durante outra operação contra garimpo ilegal, quando máquinas utilizadas na extração ilegal estavam sendo inutilizadas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA