logo jornal amazonia

Polícia Federal prende homem por garimpo ilegal em terra indígena do Pará

Suspeito foi detido por extração ilegal de minérios, uma porção de ouro e posse de munições. Equipamentos usados no garimpo foram destruídos.

Victor Furtado

Um homem foi preso pela Polícia Federal do Pará, em flagrante, por garimpo ilegal, posse de munições e de uma porção de ouro em condição irregular. A apreensão ocorreu nesta quarta-feira (8), na área da Terra Indígena Ituna Itatá, que fica no município de Senador José Porfírio, sudoeste do estado. É a quinta pessoa presa na operação Donos da Terra, que investiga a extração irregular de minérios no território indígena.

Além da prisão, foi identificado outro ponto de garimpo ilegal, destruídos motores usados na extração do ouro e cumpridos mais dois mandados de busca e apreensão. Quando agentes da Polícia Federal, Ibama e Força Nacional chegaram a um garimpo ilegal próximo à vila Itatá, um homem fugiu pela floresta e outro foi preso em flagrante por suspeita de extrair recursos naturais sem autorização legal.

image Os equipamentos foram destruídos e o homem suspeito de ser responsável pela área foi preso (Ascom / Polícia Federal)

O suspeito foi autuado na Delegacia de Polícia Federal de Altamira e o material encaminhado para a perícia. Ele foi autuado com multa ambiental que pode passar de R$ 200 mil. Além disso, três motores avaliados em R$ 35 mil foram apreendidos e destruídos pelo Ibama, pela impossibilidade de retirar o equipamento da área.

VEJA MAIS

image Quatro homens foram presos em flagrante por prática de garimpo ilegal
Detidos foram encaminhados ao sistema penal estadual em Vitória do Xingu. Pena pode chegar a 10 anos

image Operação da PF do Pará investiga garimpo em terras indígenas no Pará
Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Senador José Porfírio e Altamira

Esse foi o desdobramento da operação Donos da Terra, deflagrada na segunda-feira (6), para combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal na região sudoeste do Estado. Quatro pessoas já haviam sido presas na terça-feira, dia 7. Também houve apreensão de cinco armas de fogo, quatro balsas, duas pás carregadeiras, três motobombas, um gerador e uma voadeira. 

As ações se estendem por dias devido às distâncias entre os locais com atividade suspeita, além de haver flagrantes e outras áreas irregulares que são descobertas com a chegada das equipes das forças de segurança.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA