CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Mula com sinais de maus-tratos é abandonada pelo dono em Altamira

Além da idade avançada, animal apresentava diversas lesões pelo corpo

O Liberal
fonte

Uma mula, vítima de maus-tratos, foi resgatada por fiscais da Secretaria da Gestão do Meio Ambiente de Altamira (Semma), no sudoeste do Pará, na última segunda-feira, 16, depois que moradores encontraram o animal abandonado em uma área do bairro Mutirão e acionaram autoridades para pedir ajuda. O animal foi encaminhado para o terreno da Secretaria de Agricultura, onde deve passar por avaliação veterinária. Com informações de Confirma Notícia.

Moradores disseram que o animal foi abandonado durante o fim de semana, pelo período da noite, o que colaborou para que o responsável pelo abandono não fosse identificado. Sem saber o que fazer, as pessoas do local guiaram a Mula até uma área de mata para que ela pudesse se alimentar e também deixaram água à disposição. Um voluntário da Associação Protetora dos Animais para Tratamento e Adção (Apata), foi informado da situação e acionou a Semma.

VEJA MAIS

image Polícia Civil prende mulher por maus-tratos a cachorro em Paragominas
O animal vivia em um ambiente insalubre e sem os cuidados necessários

image Homem é preso após dar terçadada na cabeça de cachorro no Marajó
As autoridades não souberam explicar o motivo do suspeito ter agredido o animal

image Única ONG que cuida de animais de rua em Santarém pede ajuda para não fechar as portas
Com atuação totalmente voluntária e solidária, o objetivo do espaço é tratar os “bichinhos” para que encontrem os pais de Pet. No entanto, a Ong está com o funcionamento ameaçado por dívidas que chega a R$ 60 mil.

Ao chegar ao local, os fiscais tentaram puxar o animal usando uma corda, mas a mula mal conseguia sair do lugar. Caminhando lentamente, ela foi conduzida até um local seguro. De acordo com os agentes que fizeram o resgate, a mula foi encaminhada para o terreno da Secretaria de Agricultura, onde passará por uma avaliação com o veterinário. Ainda não há informações de qual o seu real estado de saúde.

Os fiscais apuram agora quem é o responsável pelo animal e em que circunstâncias a mula foi abandonada no bairro e se o proprietário praticou maus-tratos obrigando o animal a trabalhos forçados mesmo estando com uma idade avançada e muito doente. 

 

LEI

De acordo com a Lei Municipal nº 3.427/2022, artigos 57 e 240, o abandono de um animal, além de criminoso é considerado um ato cruel e degradante, e deixar o tutor, ou responsável de prestar cuidados médicosveterinários e praticar atos de abusos, maus tratos, ferir ou mutilar, animais silvestres domésticos ou domesticados nativos ou exóticos, é considerado infração grave. Esses crimes também estão previstos na lei federal de crimes ambientais que passou por atualização em 2022 e teve a pena aumentada para quem pratica maus-tratos contra animais, com pena de reclusão de 2 a 5 anos e pagamento de multa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA