CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Fiscais da Sefa apreendem 48 toneladas do minério ilmenita em Barreira do Campo

Essa carga é de um subproduto do beneficiamento da cassiterita, e era transportada de São Félix do Xingu para o interior de São Paulo

O Liberal
fonte

Em ação estratégica, uma equipe de fiscais da Coordenação de controle de mercadorias em trânsito do Araguaia, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), apreendeu 48 toneladas do minério ilmenita, na última sexta-feira (9). O veículo com essa carga partiu do município de São Félix do Xingu, no Pará, com destino a Jacupiranga, no Estado de São Paulo.

Como relata o coordenador da unidade da Sefa no Araguaia, Cicinato Oliveira, durante fiscalização de mercadorias em trânsito no posto fiscal de Barreira do Campo, no município de Santana do Araguaia, no sul do Pará, KM-38 da rodovia PA-441, na divisa do Estado com o Tocantins, o caminhão foi abordado. O condutor do veículo apresentou documentação fiscal constando que estava transportando 48 toneladas de rejeito de cassiterita de baixo teor. 

"No entanto, após verificação física da carga, a equipe de fiscalização desconfiou da mercadoria e solicitou um laudo técnico para comprovar a natureza do material”, acrescentou o coordenador. O laudo da Agência Nacional de Mineração (ANM) comprovou que a carga era do minério ilmenita, subproduto do beneficiamento da cassiterita, um minério de titânio.

VEJA MAIS

image Receita Federal apreende minério de ilmenita no Aeroporto Internacional de Belém
A operação da Receita Federal contou com a colaboração da gerência regional da ANM e da CNEN

image PF e Ibama apreendem cerca de 30 mil toneladas de manganês em Barcarena
Minério não tinha comprovação de origem

image PF apreende 23 mil toneladas de minério ilegal no Maranhão; mineradora tem sede em Marabá
Com apoio da PF do Maranhão, foi apreendida a carga que seria transportada à China, na quinta-feira (6), a bordo de navio mercante

A Agência Nacional orientou sobre a carga e forneceu a avaliação do valor do minério, embasando o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) emitido pela Sefa, no valor de R$ 10.368. O valor da carga foi avaliado em R$ 48 mil. Após o pagamento do TAD, a carga foi liberada.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA