CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

PF apreende 23 mil toneladas de minério ilegal no Maranhão; mineradora tem sede em Marabá

Com apoio da PF do Maranhão, foi apreendida a carga que seria transportada à China, na quinta-feira (6), a bordo de navio mercante

O Liberal
fonte

Aproximadamente 23 mil toneladas de manganês ilegal - supostamente extraído ilegalmente em Marabá, sudeste do Pará -, avaliadas em quase R$ 30 milhões, foram apreendidas pela Polícia Federal no porto de Itaquí, município do Maranhão, nesta quarta-feira (5). A operação Dólos, que cumpriu mandado de busca e apreensão, teve como alvo uma empresa de mineração, com sede em Marabá. Com apoio da PF do Maranhão, foi apreendida a carga que seria transportada à China, na quinta-feira (6), a bordo de navio mercante. 

De acordo com a PF, as irregularidades são a falta de pagamento de impostos e as notas fiscais “esquentadas”, em nome de outra mineradora, de propriedade de um empresário detentor de polos de exportação em Marabá e no Porto de Vila do Conde, em Barcarena. A empresa teve a licença suspensa em maio de 2024 devido às práticas ilegais. A investigação, feita pela PF em Marabá, logo confirmou práticas irregulares pela empresa mineração, com sede em Marabá. 

A empresa estaria extraindo irregularmente manganês e exportando para China, segundo a Polícia Federal. O manganês apreendido ficará sob responsabilidade de empresa que opera no porto de Itaquí, como depositária fiel, até que a Justiça defina o destino do minério. Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu que a carga de minério foi transportada via estrada de ferro, tendo em vista a facilidade do transporte e dificuldade de fiscalização. 

VEJA MAIS

image PF interrompe atividade de mineradora clandestina no sul do Pará
Foram apreendidos equipamentos de extração de manganês avaliados em R$ 6 milhões; ninguém foi preso

image Ação federal apreende 100 mil toneladas de manganês e mais de 1.1 toneladas de cobre em Barcarena
A operação, realizada pela Polícia Federal e a Receita Federal, foi feita em colaboração com a Agência Nacional de Mineração para combater a exploração, comercialização e exportação ilegal de manganês

image Operação desmobiliza garimpos ilegais para evitar interrupção de energia elétrica no país
Operação se deu em Marabá, próximo às linhas de transmissão da Usina de Belo Monte

Segundo a PF, a recorrência na apreensão de minérios em rodovias paraenses leva os criminosos a buscarem alternativas com menor controle. No Pará, a prática da extração ilegal de minério é recorrente e o combate feito pela Polícia Federal aos garimpos na região é constante. As operações atuais são desdobramentos de outras recentes, como a operação Farra do Manganês, Pertinácia I e II e B8, deflagradas em 2023 e 2024.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA