PF e Ibama apreendem cerca de 30 mil toneladas de manganês em Barcarena
Minério não tinha comprovação de origem

Cerca de 30 mil toneladas de manganês foram apreendidas durante uma operação da Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na sexta-feira (7), na cidade de Barcarena, nordeste paraense. Segundo informações da PF, o minério estava em um sítio que funcionava como porto clandestino.
A apreensão partiu de diligência do Grupo de Policiamento Marítimo (Gepom), da Polícia Federal. Em seguida, a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente foi acionada para dar prosseguimento às investigações.
A apreensão ocorreu porque o minério não tinha qualquer documentação. Um inquérito foi aberto para apurar onde pode ter sido feita a extração, qual seria o destino e quem são as pessoas envolvidas. O manganês vai permanecer no terreno onde foi encontrado, sob responsabilidade do dono do local, até que a Justiça defina o destino dele.
De acordo com a PF, essa foi a segunda grande apreensão de manganês em dois dias. Na quarta-feira (5), a Polícia Federal apreendeu cerca de 23 toneladas em São Luís, no estado do Maranhão, a partir de um mandado de busca e apreensão. No momento, os casos não parecem ter conexão entre si.
VEJA MAIS
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA