Detento é agredido por policial penal em penitenciária de Itaituba; vídeo
O fato teria ocorrido no dia 15 de novembro de 2022

Em vídeos que circulam nas redes sociais, um policial penal foi flagrado agredindo um detento em uma penitenciária, em Itaituba, município do sudoeste paraense. O fato teria ocorrido no dia 15 de novembro de 2022, no Centro Regional de Recuperação de Itaituba – PA/CRRI. Após o caso de agressão, a situação teria sido registrada na 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba, no dia 21 de novembro de 2022. As imagens são do circuito interno de segurança do centro e as informações do portal Plantão 24 Horas News.
O detento, vítima da agressão, teria 20 anos, conforme divulgado pelo portal. Ele foi recapturado após se apresentar na 19ª seccional. Havia um mandado de prisão contra ele. Em seguida, o detento foi levado ao CRRI. Na ocorrência, a vítima relatou que foi agredida com socos e com gás lacrimogêneo, jogado no rosto e nas partes íntimas dele. O servidor do centro penitenciário o teria obrigado a se abaixar e levantar cerca de 100 vezes.
VEJA MAIS
Policial afastado
Em nota enviada à Redação Integrada de O Liberal, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que não compactua com qualquer tipo de violação aos direitos humanos e que essa é uma diretriz que norteia todos os procedimentos dentro do sistema prisional. “A Secretaria informa ainda que o servidor envolvido na questão está afastado e que a Seap apura a sua conduta”, diz o comunicado.
Já a Polícia Civil (PC), esclareceu, por meio de nota, que o caso foi registrado por meio da Seccional do município de Itaituba. O inquérito instaurado para apurar o caso foi concluído e remetido ao Poder Judiciário, com o indiciamento do agente envolvido pelo crime de maus tratos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA