CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

VÍDEO: formação de tornado é registrada no sul do Pará

O fenômeno aconteceu na terça-feira (9) e o meteorologista Fábio Costa explicou como ele acontece

Saul Anjos
fonte

O registro de uma nuvem funil, ocorrido na terça-feira (9), assustou moradores de Xinguara, no sul do Pará. Renato Moraes, morador da região, foi quem fez o vídeo. Esse tipo de fenômeno, como explica o meteorologista Fábio Costa à redação integrada de O Liberal, tem ligação à formação de tornados.

VEJA MAIS:

image Limoeiro do Ajuru, na fronteira do Marajó, registra tromba d´água
Fenômeno, na forma de um pequeno tornado, chegou a ser filmado por moradores

image Pequeno tornado é registrado durante chuva na PA-481, em Barcarena
Segundo a Defesa Civil de Barcarena, o fenômeno foi responsável por arrancar árvores e causar danos na fiação elétrica e em postes de energia

image Tornado destelha casas e causa pânico nos moradores de Alagoas; veja vídeo
Fenômeno que atingiu a zona rural de Estrela de Alagoas é caracterizado por velocidades do vento inferiores a 117km/h e normalmente causam poucos danos

“A nuvem funil é uma seção formada na base da nuvem cumulonimbus, que são as nuvens de tempestade e as que provocam trovões e pancadas de chuva. Em si, a nuvem funil é formada de gotículas de água compensada em suspensão com associação de vento rotativo. Ela faz um movimento giratório e é uma pré-formação de um tornado”, conta Fábio.

O especialista conta que a nuvem funil não demonstra perigo até tocar no chão, momento em que se transforma em um tornado. Ele afirma que esse cenário tem possibilidade de acontecer no Pará.

“Para formar um tornado basta ter um centro de baixa pressão, que é muito comum na Região Amazônica. Porém, é mais fácil ele (tornado) descer quando tem uma boa fluidez de dos ventos e não tem muita turbulência na superfície, como prédios, morros. Sempre vai depender o quão instável está o centro de baixa pressão. Quanto menor a pressão no centro, mais fácil de acontecer o tornado. É mais fácil de ver no campo ou nos interiores”, comenta.

Fábio aproveitou para explicar a diferença entre tromba d’água e tornado. “São a mesma coisa, porém a superfície do tornado é terrestre e a tromba d’água é aquática”, informa Costa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ