Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Vai chover em Salinas? Julho deve ser de chuva no litoral do Pará

A previsão é de que o nível pluviométrico seja de em torno de 200 mm, cerca de 100 milímetros a menos comparado a junho

O Liberal

O mês de julho deve registrar chuvas em todas as praias litorâneas no norte do Pará. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que o nível pluviométrico seja de em torno de 200 mm, cerca de 100 milímetros a menos comparado a junho, que foi de 252 mm. Na Região Metropolitana de Belém, as temperaturas podem variar de 33ºC a 35ºC, durante os horários de 11h30 e 14h30. O frio deve vir somente de manhã cedo, entre às 4h e 6h, alcançando 23ºC a 25ºC.

A previsão nas praias e balneários, no litoral do estado, que inclui os municípios de Salinópolis, Bragança, Marudá, Vigia e a ilha do Marajó , ´de que tenham chuvas durante o período da noite.

“Nos primeiros 15 dias de julho tem mais presença de pancadas de chuva e no final do mês elas ficaram menos frequentes. O céu fica parcialmente nublado pela manhã. Alguns dias até com o céu claro parcialmente nublado. No período da tarde também vai ter sol entre nuvens e alguns dias evolui para nuvens nubladas e cobertas com pancadas de chuva. A maioria será de curta duração em áreas pontuais. Ou seja, toda região litorânea, desde Curuçá, Bragança, Salinas e nas praias, a previsão é de ocorrência de pancadas de chuvas, às vezes com trovoadas e descargas elétricas”, afirmou José Raimundo Abreu de Sousa, Meteorologista coordenador do Inmet na Região Norte.

VEJA MAIS

Chuva no Pará ultrapassa média esperada para o mês de junho, afirma Inmet
O total de 205.4 milímetros, média do mês atingida no dia 15, foi ultrapassado após a chuva do final da tarde desta terça-feira (21)

Onde ir nas férias de julho em 2022? Veja o melhor lugar para viajar em julho
O O Liberal separou um ranking de cinco destinos - ricos em cultura e belezas naturais - para entrar na rota de viagem de julho com a família. Veja o melhor lugar

Pensando em viajar em julho? Veja os valores das passagens para os destinos mais procurados no Pará
De acordo com Dieese, os transportes rodoviários deverão ser o principal meio de deslocamento durante o veraneio de 2022

No entanto, José tranquilizou as pessoas que pretendem curtir as férias nas praias em julho.

“Mas nada vai atrapalhar as férias, porque vai ter muito sol e temperaturas elevadas, não só em Belém, como em grande parte do Pará”, disse.

Regiões sul e sudeste do estado apresentarão mais temperaturas mais quentes e frias

O meteorologista contou que a previsão é de que as regiões sul e sudeste do Pará apresentem as temperaturas mais altas, se aproximando até dos 40ºC. Por outro lado,  a estimativa é de que o Sul do Pará também apareça com o frio intenso. “O sul e sudeste do Pará devem apresentar as maiores temperaturas máximas que devem chegar a 38ºC e 39ºC. Marabá deve ficar entre 35ºC e 37ºC. Porém, em alguns dias, o sul do Pará apresenta mínimas bem acentuadas de 19ºC a 21ºC. Também pode acontecer de friagens em algumas dessas regiões“, comentou.  

Chuvas do mês de junho superaram o previsto

O nível pluviométrico total de junho foi de 252,3 milímetros, cerca de 46 mm a mais que o esperado. Foram 23% de chuvas acima da média. Em 15 dias choveu no Pará todo o volume médio de chuva esperado para junho. O total de 205,4 milímetros, média do mês atingida no dia 15, foi ultrapassado após a chuva do final na terça-feira (21) da semana passada.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ