CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA se destaca no principal ranking de impacto para o desenvolvimento sustentável

Com destaque em eixos como igualdade de gênero

Maycon Marte
fonte

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está entre as instituições brasileiras mencionadas no Impact Rankings 2024, elaborado pela Times Higher Education’s (THE). O índice aponta as melhores universidades que buscam metas de desenvolvimento sustentável, com base em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste ano a THE avaliou 2.152 universidades de 125 países para produzir a classificação de impacto geral.

VEJA MAIS:

image Eleições UFPA: consulta prévia aponta professor Gilmar Pereira da Silva para reitor da UFPA
Ele venceu o processo consultivo nesta quarta-feira (17/04) com 62,6% dos votos

image UFPA abre inscrições para Clube de Ciências
As inscrições, gratuitas, vão ocorrer até 5 de março de 2024 pela internet

Entre as brasileiras listadas este ano, a Universidade de São Paulo (USP), ocupando a primeira posição. Seguindo a lista, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em Minas Gerais ficou em segunda colocada e a Universidade Federal do Pará em terceira. A UFPA pontuou em quatro principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: erradicação da fome, energia limpa e acessível, igualdade de gênero e fortalecimento do desenvolvimento sustentável.

No recorte de toda a América Latina, o destaque vai para a Universidade Nacional Autônoma do México, no 64º lugar, da classificação geral. Outras duas mexicanas se sobressaíram no índice geral. O Instituto Tecnológico de Monterrey ocupou o segundo lugar, seguido da Universidade de Guadalajara que empatou em terceiro com a USP. As latino-americanas, além da erradicação da fome, igualdade de gênero e energias sustentáveis, também pontuam na ODS de Indústria, inovação e infraestrutura.

O número de instituições presentes na lista de contribuição para o desenvolvimento sustentável também cresceu no último ano. No total, são 60 universidades brasileiras e 168 em toda a América Latina. Foram dez universidades brasileiras a mais que no ano anterior.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para alcançar metas em toda a sociedade. Entre elas acabar com a pobreza, preservar o meio ambiente, o clima e assegurar paz e prosperidade às populações de todo o globo. Estes objetivos foram traçados, em colaboração com as Nações Unidas, para atingir a Agenda 2030 no Brasil, que conta com apoio do Governo Federal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ