Metade dos municípios do Pará não registram mortes por covid-19 há mais de um mês
Uma dessas cidades é Goianésia do Pará, sem óbitos pela doença desde maio

Dos 144 municípios, 73 não apresentam registro de óbito por covid-19 desde 23 de junho deste ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Esses números podem sofrer alterações. É que os óbitos sob investigação pelas vigilâncias municipais podem encerrar em até três meses sendo modificada a causa da morte. Mesmo assim, é uma notícia positiva. Ainda que para muitos seja com pesar, é possível celebrar a vida frente a uma doença que já abreviou quase 550 mil histórias no Brasil. No Pará, são quase 16 mil vítimas.
Um desses municípios com registros positivos é Goianésia do Pará que, na verdade, não registra óbitos decorrentes de covid-19 desde 14 de maio deste ano. Situado às margens da rodovia PA-150, distante 385 quilômetros de Belém, na região sudeste, o município está classificado no bandeiramento amarelo com risco intermediário de transmissão da doença.
O prefeito Francisco David Rocha Leite destaca a atenção eficaz aos pacientes e o acompanhamento deles, 24 horas por dia. Também ressaltou a parceria com o Governo do Estado, sem a qual, disse, “seria muito mais difícil” o enfrentamento à covid-19.
Mais conhecido como Pastor Davi, o prefeito disse que a principal estratégia foi testar a população e acompanhar de perto cada caso. A estratégia foi levar as equipes para realizar campanhas pelas vilas e bairros da cidade, tirando de dentro do hospital e dos postos de saúde. “Indo para a rua testar a comunidade. Foram mais de 10 mil testes. Isso sem deixar faltar medicação um dia sequer”, contou.
Por causa do tempo da pandemia, e até mesmo pelos números da doença, as pessoas estão relaxando um pouco na adoção das medidas sanitárias. “Mas o município não relaxa. A gente trata conforme o nosso bandeiramento, pois a situação ainda requer cuidados. Existem pessoas infectadas e não são poucas. Precisamos manter pulso firme nesse acompanhamento”, afirmou .
Goianésia tem 40 mil habitantes. E já recebeu 15.818 doses, das quais 10.019 foram aplicadas. Para a primeira dose, há 2.432. E, para a segunda dose, 2.947. Goianésia também recebeu pouco mais de 800 doses únicas. Atualmente, o município está na etapa de vacinação contra covid-19 de pessoas acima de 30 anos sem comorbidades, de 18 a 29 anos com comorbidades, além de trabalhadores da área da educação, gestantes e puérperas - mulheres até 45 dias.
A cidade permite acesso a Marabá, Jacundá, Tucuruí e Breu Branco. O município possui população vacinal de 25.142, segundo dados do Vacinômetro /Sespa. Dados do boletim epidemiológico divulgado em 20 de julho, pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da crise sanitária causada pela covid-19 Goianésia do Pará, registra 1.935 casos confirmados da doença, 1.878 recuperados e 34 óbitos.
O quantitativo de pacientes recuperados no Estado, até esta terça-feira (20), representa mais de 90% dos casos confirmados da doença (567.568). O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, afirma que é muito importante celebrar cada paciente recuperado e relembra medidas adotadas pelo Governo do Estado para salvar vidas.
Rodovalho ainda faz um alerta de que a pandemia ainda não acabou. “Seguimos lutando para que mais vidas sejam salvas e que todos possam ser vacinados o mais rápido possível, então vale lembrar que, as pessoas não deixem de tomar a segunda dose da vacina e não esqueçam de usar máscara, higienizar as mãos e manter o isolamento social”, reforça.
Os 73 municípios sem mortes por covid-19 há 30 dias:
Abel Figueiredo;
Curuçá;
Muaná;
São Domingos do Capim;
Afuá; Dom Eliseu;
Nova Esperança do Piriá;
São Félix do Xingu;
Água Azul do Norte;
Eldorado do Carajás;
Nova Ipixuna;
São Francisco do Pará;
Anajás;
Faro;
Nova Timboteua;
São Geraldo do Araguaia;
Augusto Corrêa;
Garrafão do Norte;
Ourém;
São João da Ponta;
Aurora do Pará;
Goianésia do Pará;
Peixe-Boi;
São João de Pirabas;
Aveiro;
Igarapé-Açu;
Piçarra;
São João do Araguaia;
Bagre;
Irituia;
Placas;
São Sebastião da Boa Vista;
Bannach;
Itupiranga;
Ponta de Pedras;
Sapucaia;
Bom Jesus do Tocantins;
Jacareacanga;
Prainha;
Soure;
Bonito;
Jacundá;
Quatipuru;
Terra Alta;
Brasil Novo;
Juruti;
Rio Maria;
Terra Santa;
Brejo Grande do Araguaia;
Limoeiro do Ajuru;
Salvaterra;
Ulianópolis;
Breves;
Mãe do Rio;
Santa Cruz do Arari;
Uruará;
Bujaru;
Magalhães Barata;
Santa Luzia do Pará;
Vigia;
Cachoeira do Piriá;
Maracanã;
Santa Maria do Pará;
Vitória do Xingu;
Colares;
Marapanim;
Santarém Novo;
Curionópolis;
Melgaço;
São Caetano de Odivelas;
Curralinho;
Mojuí dos Campos;
São Domingos do Araguaia.
Fonte: Sespa
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA