Rastreador veicular: veja o que é, quanto custa e como instalar

Equipamento fornece ao proprietário do carro informações estratégicas em tempo real

Eduardo Rocha
fonte

Seja em núcleos urbanos seja em estradas, condutores de veículos não abrem mão da estratégia de segurança viabilizada pelo rastreador veicular, em especial nos casos de furtos e roubos. Em Belém e em outros municípios do Pará não é diferente. Isso porque são várias as vantagens que esse produto oferece aos usuários de carros de passeio, de aplicativos, caminhões, ônibus e outros.

Segundo Rodrigo Sales, técnico de Instalação numa empresa de Belém, o rastreador veicular é um equipamento vinculado a uma plataforma que fornece todas as informações do veículo, no momento em que se liga a ignição, no momento em que se desloca de um ponto para outro. "O rastreador tem a função de emitir para a plataforma dois sinais, o GPS (comunicação por satélites) e o GPRS (por torres terrestres de celulares)", destaca. 

VEJA MAIS

image Motorhome: veja como montar uma casa sobre rodas
Família em Belém aproveita veículo para conhecer lugares e reforçar vínculos entre pais e filhos

image Carga de caminhão dos Correios é roubada na BR-010, em Aurora do Pará
O crime ocorreu na madrugada do último sábado (23)

A instalação básica de um rastreador veicular abrange três periféricos do veículo. No caso, a alimentação positiva, negativa e o código de ignição, a fiação que fica de stand by para reconhecer o momento em que o condutor gira a chave para ligar o veículo. O rastreador custa, no mínimo,  na faixa de R$ 300,00 e R$ 400,00. O serviço é feito na média de duas horas. 

O equipamento proporciona a localização do veículo em tempo real, ou seja, a cada minuto dá a posição do carro, de modo que a plataforma fica sendo abastecida desse tipo de informações. A plataforma corresponde a um aplicativo com um sistema por meio do qual o condutor do veículo vincula o equipamento a essa estrutura. "Os equipamentos já vêm com uma saída e se interliga a um componente eletrônico chamado relé. Então, existe essa possibilidade de ligar e desligar o veículo (motor e ignição) com o aplicativo", detalha Rodrigo.

Esse equipamento é instalado em um local escondido no veículo. Em geral, conectado a bateria para funcionar após se ligar a chave. Novos modelos trazem  dispositivos que se conectam ao veículo por meio da entrada OBD II, ou seja, comunicando-se com satélites para enviar informações sobre a latitude e longitude doe veículo para a central de monitoramento do carro.

É importante não confundir rastreamento veicular e monitoramento veicular. O rastreador serve para informar a posição do veículo e a velocidade dele em tempo real. O interessado nessas informações pode também avaliar desvios de rota e providenciar o bloqueio do veículo. Já o monitoramento veicular, a partir dessas informações estratégicas, fornece dados operacionais ao gestor de frotas de veículos.

São tipos de rastreador veicular: GPS – Global Position System, Satelital, Radiofrequência, RFID – Identificação por radiofrequência, Telemetria e Softwares de gestão. 

Antes de comprar um rastreador veicular, deve-se atentar para o motivo dessa ação e para os resultados pretendidos. Outro aspecto importante é identificar sobre qual o tipo de rastreador se precisa no momento. É fundamental verificar se a empresa buscada utiliza dispositivos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se os equipamentos são de qualidade e homologados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ