"Potoca" tenta amenizar gravidade e presença da covid-19

Algumas fake news são tão perigosas que podem fazer as pessoas acreditarem que não estão com uma grave doença respiratória como a covid-19

Victor Furtado

Se alguém está com falta de paladar, olfato e e/ou audição, está com sintomas de covid-19, grave doença respiratória causada pelo coronavírus sars-cov-2. Sim, esses são sintomas muito característicos. Pode até parecer que não se falou tanto neles — se fala muito em tosse, febre e falta de ar porque são sintomas incômodos e perigosos —, mas são. No entanto, nesta semana, uma informação falsa ("potoca") começou a circular, associando essas condições a uma virose comum. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) já confirmou, nos canais oficiais, que essa virose que esses sintomas são de covid-19 e não uma virose paralela.

O Pará está num período de clima instável, com chuvas fortes, noites frias e então dias de calor intenso. É possível que haja uma outra virose circulando? Claro que é. O Brasil é um país tropical e está sujeito a essas coisas. Mas não há como dissociar determinados sintomas da covid-19 só para alimentar o negacionismo que tomou conta da sociedade brasileira. As redes sociais digitais estão repletas de discursos que tentam reduzir a gravidade da doença provocada pelo novo coronavírus. 

A covid-19 é real e bagunçou todo o planeta, por mais que muita gente queira dizer que não. Não é plano comunista para desestabilizar a economia. Não é bioterrorismo. É uma doença pandêmica que já colocou as redes pública e privada do Pará (e outros estados) em alerta máximo por ocupar mais de 90% dos leitos.

O Pará tem convivido com notícias diárias de uma centena ou mais de novos diagnósticos. E notificações diárias de mortes causadas pela doença. Há pessoas se recuperando, o que é o fio de esperança em meio à sensação de medo da população. Tentar enganar as pessoas com informações falsas pode levar pessoas à morte. Se alguém acredita que nenhum sintoma é de covid-19, é possível que o paciente nem vá procurar ajudar.

Outra coisa que não pode ser confundida: transtornos de saúde mental. O distanciamento social temporário tem levado algumas pessoas a sentir sintomas de depressão e ansiedade — outras doenças alvo de negacionismo e que são reais, não são frescura ou fraqueza. Um sintoma de quadros depressivos mais graves é chamado de anedonia, que é a perda total da capacidade de sentir prazer em qualquer coisa, incluindo alimentação.

Então, se uma pessoa está tão triste ou ansiosa que sequer sente-se feliz em comer uma coisa que gosta, não é que esteja sem paladar. É preciso ficar atento às condições, sintomas e resolver os problemas certos com as soluções certas. Informação precisa ser procurada em canais oficiais dos órgãos de saúde.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ