Ponte União, nova travessia sobre o rio Moju, está pronta para abertura

Teste de carga concluiu certificação e 'habite-se' da obra a ser inaugurada sexta

Dilson Pimentel
fonte

A Ponte União, nova denominação da Ponte Rio Moju, já está pronta para ser inaugurada nesta sexta-feira,  31. Na manhã desta quinta-feira (30), a ponte passou por um teste de carga, realizado pelo governo do Estado. Veja:

O teste de carga foi feito com 15 caminhões, cada um pesando 30 toneladas. Houve o ensaio estático, com os caminhões parados. E o ensaio dinâmico, com os caminhões em movimento.

Os testes começaram por volta das 6h da manhã e terminaram em torno das 11h. Houve, portanto, a certificação estrutural da ponte, disse o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Pádua Andrade. 

"A ponte está certificada. Concluímos agora os testes estático e dinâmico, com toda a aceleração e frenagem, com carga máxima, para ver como se comportava estruturalmente. A gente fica muito feliz. Na realidade, a gente já tinha todas as certezas, porque acompanhamos toda a obra", afirmou o titular da Setran. Ouça:

 "A ponte está linda, está segura. E está liberado o trânsito a partir de amanhã,  quando o governador descerrar a faixa. Estará liberada para o tráfego de carros de passeio, caminhões com cargas. A sua fluidez será liberada normalmente", avaliou o secretário Pádua.

A obra teve a supervisão do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Pará (Crea-PA), cujo presidente, Renato Milhomem, acompanhou o teste de carga. Milhomem avaliou a obra. Ouça:

Reta final da obra 


A Setran concluiu o asfaltamento da Ponte União nesta terça-feira (28), assim como a instalação dos três dolfins de proteção dos pilares da ponte, nos dois canais de navegação. Na quarta-feira (29), a obra de construção de 268 metros da ponte entra na fase de sinalização horizontal e vertical.

A ponte, que foi construída de forma estaiada (com cabos de sustentação) e com dois vãos de navegação de 134 metros de largura cada um, também passará por limpeza fina, para voltar a se integrar ao complexo Alça Viária, beneficiando cerca de um milhão de pessoas que utilizam diariamente as quatro pontes ao longo da Rodovia PA-483, que interligam a Região Metropolitana de Belém e o nordeste paraense às regiões sudeste e sul.

Estruturas de proteção


A Ponte União será devolvida à população com sistema de proteção dos pilares compostos por três dolfins, que ficarão nos pilares 6 e 11, e no pilar central, denominado agora de pilar 20. Os três dolfins chegaram à ponte na última segunda-feira (27), em uma operação de navegação autorizada pela Capitania dos Portos. São estruturas gigantescas, a maior com mais de 70 metros de diâmetro.

A Ponte Rio Moju desabou em abril do ano passado após uma embarcação clandestina bater em um dos pilares. Quase 700 quilos de escombros foram depositados no fundo do rio. A retirada desse material tem sido a operação mais complexa de toda a obra da ponte. Quase 15% desse material ainda estão sendo retirados do fundo do rio.

“Por conta disso, apenas um canal de navegação entre os pilares 6 e 20, o outro canal, próximo aos apoios 20 do lado do pilar 11, estará liberado depois da conclusão da retirada total dos entulhos dentro do prazo de 30 dias”, informou Pádua Andrade.

A Ponte União será inaugurada nesta sexta-feira (31) pelo governador Helder Barbalho. Após a solenidade, estará liberada para o tráfego de veículos. Ponte está certificada e com habite-se, acrescentou o secretário Pádua, da Setran.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ