Parque Estadual do Utinga está entre os 5 mais procurados do Brasil na internet

A posição de destaque do Parque Estadual do Utinga no ranking evidencia a força do turismo de natureza na Amazônia e reforça o papel estratégico da unidade como espaço de lazer, educação ambiental e preservação

Agência Pará

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, figura entre as cinco Unidades de Conservação (UCs) mais buscadas do Brasil na internet. É o que revela um levantamento recente da Bulbe Energia que analisou o interesse on-line de brasileiros por áreas protegidas. Com 96,3 mil buscas em 2024, o parque paraense se destaca no cenário nacional, ao lado de destinos consagrados como a Serra da Capivara (PI), a Chapada dos Veadeiros (GO) e os Lençóis Maranhenses (MA).

O estudo indica uma tendência crescente de conexão da população com áreas naturais e um avanço significativo do ecoturismo no país. As pesquisas pelo termo “unidade de conservação” aumentaram 50% em 2024, ultrapassando a marca de 1 milhão de buscas. Esse interesse virtual reflete também nos números de visitação: o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) registrou mais de 25,5 milhões de visitas a UCs federais no último ano, um crescimento de 4,9% em relação a 2023.

Parque do Utinga

A posição de destaque do Parque Estadual do Utinga no ranking evidencia a força do turismo de natureza na Amazônia e reforça o papel estratégico da unidade como espaço de lazer, educação ambiental e preservação dos recursos hídricos que abastecem Belém e parte da Região Metropolitana. “Esse resultado mostra que o Utinga está no radar do Brasil e do mundo, como um destino que alia biodiversidade, cultura e lazer com qualidade e segurança”, afirma o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer. 

VEJA MAIS

image Capivaras são flagradas andando em fila nas proximidades do Parque do Utinga, em Belém
Nas imagens, registradas por uma família que passava de carro, é possível contar mais de dez animais caminhando em fila pela calçada

image Saiba como chegar de ônibus ao Parque Estadual do Utinga em Belém
Descubra como ir de ônibus ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, saiba onde fica, o que fazer por lá e quais linhas passam pelo ponto

image Idosos em movimento: veja como a atividade física pode mudar a vida de pessoas da 3ª idade
O geriatra Karlo Moreira explica que atividades físicas para idosos podem ajudar a reduzir dores, como as causadas por artrose, fortalecendo a musculatura

Investimentos

Nos últimos anos, o Ideflor-Bio tem ampliado investimentos na infraestrutura do Parque Estadual do Utinga, visando oferecer mais conforto e comodidade aos visitantes. Entre as melhorias, estão a modernização de trilhas, instalação de sinalização interpretativa, reforço da segurança, reforma de áreas de convivência e ações para diversificar as atividades turísticas e educativas. Essas intervenções também ajudam a preservar o meio ambiente, garantindo que o uso público ocorra de forma sustentável.

Além de atrair visitantes da capital paraense, o Parque vem ganhando cada vez mais projeção nacional e internacional. A proximidade com o centro de Belém e a oferta de atividades como passeios de bicicleta, trilhas, contemplação da fauna e flora e visita aos lagos Bolonha e Água Preta contribuem para seu sucesso. 

“Estamos investindo não apenas em infraestrutura, mas também na experiência de quem nos visita. Queremos que cada pessoa saia daqui levando memórias positivas e consciência sobre a importância da conservação ambiental”, destaca o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.

Ranking

O ranking divulgado é liderado pelo Parque Estadual da Cantareira (SP), com 161,4 mil buscas, seguido pelo Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), com 127,1 mil, e pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), com 114,6 mil. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) aparece em quarto lugar, com 112 mil, e o Parque Estadual do Utinga ocupa a quinta posição, superando unidades de grande visibilidade, como a Serra dos Órgãos (RJ) e a Pedra Branca (RJ).

Relevância

Criado em 1993, o Parque Estadual do Utinga tem papel fundamental na proteção dos mananciais que abastecem cerca de 70% da água consumida na Região Metropolitana de Belém. É também um polo de educação ambiental, recebendo escolas, grupos comunitários e turistas interessados em conhecer a Amazônia urbana e suas peculiaridades. A integração entre conservação e uso público faz com que a UC seja um exemplo de gestão ambiental alinhada ao bem-estar social.

Júlio Meyer afirma que a expectativa do Ideflor-Bio é de que, com o crescimento do interesse pelo ecoturismo e a consolidação do parque como destino de referência, a visitação continue aumentando nos próximos anos. “Trabalha para fortalecer parcerias, ampliar projetos de voluntariado e promover eventos culturais e esportivos, garantindo que o Utinga siga sendo um espaço vivo e dinâmico para todos”, concluiu o gerente.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ