Capivaras são flagradas andando em fila nas proximidades do Parque do Utinga, em Belém
Nas imagens, registradas por uma família que passava de carro, é possível contar mais de dez animais caminhando em fila pela calçada

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de capivaras andando pela área do Conjunto Itororó, no bairro do Curió-Utinga, e pela Estrada da Ceasa, em Belém. De acordo com informações que circulam nas redes, o local fica próximo do Parque do Utinga. Nas imagens, registradas por uma família que passava de carro, é possível contar mais de dez animais caminhando em fila pela calçada.
Durante a gravação, uma criança comenta: “Que coisa mais fofinha”. Em seguida, uma mulher responde: “Tem capivara para todos os lados”. A cena chamou atenção de internautas, que compartilharam o vídeo nas redes sociais e comentaram a situação. "É fofinho, mas temos que pensar no que está acontecendo com o habitat natural delas", disse uma usuária no Instagram.
A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) informa que não foi acionada para atuação no caso mencionado. Denúncias podem ser encaminhadas ao app Semas Pará, disponível nas plataformas digitais.
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) também se manifestou e esclareceu que o local mostrado no vídeo integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Belém, unidade de conservação adjacente ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, sem cercas de delimitação. A circulação de capivaras na região é comum e faz parte do comportamento natural da espécie, não representando fuga nem risco à população.
"O resgate de animais silvestres só é realizado em casos específicos, como situações de risco, ferimentos ou presença em locais inadequados, quando a captura e o encaminhamento para áreas seguras são conduzidos por equipes especializadas, garantindo o bem-estar do animal e a segurança da comunidade. O Ideflor-Bio orienta, ainda, que motoristas e pedestres reduzam a velocidade e aguardem a travessia dos animais, contribuindo para sua preservação", diz o comunicado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA