CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará ficou na 9ª posição no ranking nacional de isolamento social na quarta-feira

O índice foi de apenas 42,53%. Tendência é e queda na adesão após fim do 'lockown'

Redação Integrada
fonte

O índice de isolamento social no Pará está caindo a cada dia após o fim do lockdown. Na quarta-feira (27), o estado ficou na nona posição no ranking nacional, com apenas 42,53% de isolamento social. Belém ocupou o 12° lugar, com o índice de 43,72%.

 

Na terça-feira (26), o estado já ficou abaixo no ranking, na oitava posição, com 43,9 %. Belém ficou na sétima posição, entre as capitais, com 45,21% de isolamento social. Na segunda-feira (25), primeiro dia após a suspensão do lockdown, que durou de 10 a 24 de maio, o estado despencou para o 12º lugar no ranking nacional de isolamento social. 

Antes mesmo do lockdown, o Pará registrava um índice baixo para o que seria o ideal. No domingo (24), por exemplo, último dia do bloqueio total, o estado ocupou o 7° lugar no ranking de isolamento social com a taxa de 55,2%. No entanto, ainda não foi o suficiente para chegar aos 70% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um dos fatores que levou o governo do Pará a decretar o lockdown de 10 a 24 de maio em algumas cidades.

“Infelizmente percebe-se uma queda nesse índice, se comparado com o período de lockdown, quando nós conseguíamos ter o índice acima de 50% de isolamento social no Pará e Belém, chegando próximo de 60%. Agora, nos últimos dias, nós temos percebido Belém com uma queda e o estado do Pará também, não figurando nas primeiras colocações, como ocorria antes, em relação ao restante do Brasil, ficando com a taxa de 42%. Isso não é bom, uma vez que as pessoas precisam manter o isolamento social, o fim do lockdown não é o fim do isolamento social, então nós precisamos continuar atentos às regras de saúde, de usar a máscara, de higienização, distanciamento social para que a gente possa vencer essa crise”, afirmou o titulas da Segup, Ualame Machado.

MUNICÍPIOS
 

Ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento foram nos municípios de Chaves (61,1%), Anajás (60,6%), e Gurupá (58%).  Já os municípios que mais desobedeceram a recomendação de ficar em casa, registrando um baixo índice de isolamento, foram São João do Araguaia (27,8%), Curuá (31,8%) e Água Azul do Norte (32,1%).

Na capital paraense e em Ananindeua foram registrados, respectivamente, 43,7% e 41,4%.

Nas cidades de Cametá, Abaetetuba e Santarém, onde está mantido o lockdown por decreto municipal, seguindo o que determina o decreto estadual 729, os índices de isolamento foram de 45,1%, 46,9% e 46,3%, respectivamente.

BAIRROS DE BELÉM e ANANINDEUA
 

Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de pessoas em casa foram: Aeroporto (60,9%), Campina de Icoaraci (58,6%) e Maracajá (58,3%). 

Já os piores foram Curió-Utinga (20%), São Francisco (23,8%) e Campina (33,8%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Júlia Seffer (58,6%), Águas Brancas (52%) e Cidade Nova IV (48,7%).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ