Pará deve enfrentar chuvas ‘acima do normal’ nos primeiros três meses de 2023, prevê meteorologia

Temporal pode atingir maior parte da região, segundo apontou o boletim da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará, divulgado nesta segunda-feira (9)

O Liberal
fonte

Os primeiros três meses deste ano devem registrar chuvas acima do normal na maioria das regiões do Pará. É o que aponta o boletim de análise e previsão climática divulgado nesta segunda-feira (9) pela Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará. De acordo com o estudo, não são descartados pontos isolados, principalmente nas regiões nordeste e sudeste, com chuvas na categoria normal e abaixo do normal nesse período.

No prognóstico para o mês de janeiro há indicativo de chuvas na categoria acima do normal em grande parte do Estado. A exceção fica por conta da porção leste e dos municípios da região da Calha Norte (Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa), que têm  previsão de chuvas das categorias normal e abaixo do normal em alguns pontos isolados.

VEJA MAIS

image Veja calendário de eclipses, superlua e chuva de meteoros para 2023
Neste ano haverá eclipse do Sol que poderá ser visto no Pará

A Rede, formada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe), Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Centro Gestor Operacional do Sistema de Vigilância da Amazônia (Censipan), apresenta previsões de consenso da precipitação em cada mês para este primeiro trimestre de 2023, e o acumulado do trimestre para o Estado.

Grande Belém

Na análise e previsão climática para fevereiro, o boletim, elaborado pela equipe técnica do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, aponta tendência de chuvas acima do normal em toda a porção Norte, Região Metropolitana de Belém (RMB), Nordeste e faixa central do Estado.

“Em março, as chuvas consideradas acima do normal devem prevalecer em grande parte do Pará. As informações e previsões climáticas consensuais são baseadas na análise dos campos atmosféricos e oceânicos, além de resultados dos modelos globais de previsão climática e outros parâmetros observados”, explicou Antônio Sousa, meteorologista da Semas.

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ