MENU

BUSCA

Pará conta com 23 leitos de UTI para casos do novo Coronavírus

Governador Helder Barbalho e secretário de saúde visitaram instalações

Redação integrada de O Liberal

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o secretário de Saúde, Alberto Beltrame, visitaram na tarde desta segunda-feira (16) as UTIs de vários hospitais do Pará. A vistoria teve como objetivo analisar a situação e reforçar as estratégias para recebimento de pacientes em estado grave infectados pelo novo coronavírus. Nessa segunda, o pará confirmou que tem 51 casos suspeitos. Desses, 26 foram descartados e 25 permanecem em análise.  

LEIA MAIS:
- Em caso de sintomas do Covid-19, população deve procurar postos de saúde
- Pará tem 51 casos suspeitos de Covid-19
Aulas seguem normais em escolas públicas estaduais e municipais
Instituições de ensino do Pará se movimentam contra a Covid-19

O primeiro hospital a ser visitado foi o Abelardo Santos, em Icoaraci. Em seguida, a comissão seguiu para outras unidades de saúde. O governo ainda divulgará qual o total de leitos que estarão disponíveis pelo sistema de saúde estadual para os infectados que precisarem de internação no Pará. Nesse momento, além dos 20 disponibilizados pelo MS e montados no Abelardo Santos, serão dedicados ao Covid-19 uma outra UTI no Barros Barreto e outra também no Abelardo Santos. 

Leitos contra o coronavírus


À redação integrada de O Liberal, o governo do Pará detalhou também que um total de 20 leitos entre os 540 previstos pela atenção do Ministério da Saúde contra o Covid-19 em todo o País estarão disponíveis para o Pará. Esse total previsto pelo governo federal é proporcional ao tamanho da população paraense, que representa 4% do total do País.   

O governo do Estado diz que, desde que o novo coronavírus começou a fazer vítimas, o Pará realizou vários cursos de capacitação aos profissionais de saúde, organizados pela Secretaria de Saúde (Sespa). 

"No início de março, ocorreu a Capacitação Técnica sobre Atenção e Vigilância em Saúde frente à Covid-19 para 160 profissionais de saúde que atuam em estabelecimentos públicos e privados no Pará. O objetivo foi orientar os profissionais na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de infecção humana pelo vírus SARS-CoV2 (novo coronavírus), visando à redução dos riscos de transmissão em território paraense", diz a comunicação do governo.

Segundo o governo do Pará, entre as principais ações desenvolvidas para enfrentar a doença está a implantação do Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde, referentes ao novo coronavírus. O comitê foi criado para organizar as ações de vigilância, prevenção e controle da Covid-19, e a elaboração do Plano de Contingência Estadual para a Infecção Humana pelo novo coronavírus.

Pará