​Mulheres somam 42% do total de doadores de sangue no Pará

A boa notícia chega às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), quando o Hemopa estará com uma programação especial de doação de sangue, que se estenderá até o próximo sábado (9)

O Liberal

Levantamento realizado pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e divulgado nesta quinta-feira (7), aponta que 42% do total de voluntários cadastrados para doação de sangue são mulheres. A boa notícia chega às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), quando o Hemopa estará com uma programação especial de doação de sangue, que se estenderá até o próximo sábado (9). As atividades incluem atraçõ​es musicais, serviços de estética, feira de empreendedorismo, sorteios e, claro, a oportunidade de doar sangue e salvar vidas.

A campanha especial das mulheres não se restringirá à capital paraense, chegando também às unidades regionais do Hemopa em Castanhal, Capanema, Abaetetuba, Tucuruí, Santarém, Altamira e Redenção. Dessa forma, a iniciativa busca envolver diversas comunidades, promovendo a conscientização sobre a importância da doação de sangue.

VEJA MAIS 

image Hemopa Castanhal precisa de sangue tipo B positivo
De acordo com o hemocentro a tipagem sanguínea abrange apenas 10% da população brasileira

image Hemopa celebra o mês da mulher com programação especial e incentiva a doação de sangue feminina
Nos dias 8 e 9 de março, haverá atrações musicais, serviços de estética, feira de empreendedorismo, sorteios e muita doação de sangue

Para participar da campanha e doar sangue, os interessados devem atender aos requisitos básicos estabelecidos pelo Hemopa. São eles:

  • - apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, CPF, carteira de trabalho e passaporte);
  • - ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal);
  • - pesar mais de 50 quilos; estar bem alimentado (não em jejum);
  • - ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
  • - não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • - respeitar o intervalo de dois meses entre doações para homens e três meses para mulheres.

 

Vale destacar que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 pode participar da ação, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Além disso, aqueles que se recuperaram da covid-19 podem doar sangue após 10 dias após a cura.

image BBB 24: Fãs de Alane realizam ação solidária para incentivar doação de sangue em Belém
Nesta sexta-feira (9), fãs e amigos da paraense irão se reunir no Hemopa para doar sangue

SERVIÇO:

O Hemopa, em Belém, está aberto de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 18h, na Travessa Padre Eutíquio, 2109, em Batista Campos. Há também postos de coleta nos shoppings Metrópole (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e sábado, das 7h30 às 17h) e no shopping Castanheira (segunda a sábado, das 7h30 às 18h, e domingo, das 8h às 15h).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ