Ministério da Saúde descarta suspeita de caso de poliomielite no Pará

Investigação é de caso de Paralisia Flácida Aguda

O Liberal
fonte

Em nota divulgada nesta quinta-feira (6), o Ministério da Saúde informou que não há registro de circulação viral da poliomielite no Brasil e descarta o caso investigado no Pará. “A pasta enviou equipe ao Estado nesta quinta-feira (6) para investigar um caso de Paralisia Flácida Aguda. De acordo com informações enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) o caso pode estar relacionado a um evento adverso ocasionado por vacinação inadequada. É importante ressaltar que não se trata de poliomielite”, detalha o texto.

VEJA MAIS

image Moraes proibe pronunciamento do governo sobre vacinação contra poliomielite
No período eleitoral, é necessária autorização da Justiça Eleitoral

A Sespa informou, também por meio de nota, que trata-se de um caso ainda sob investigação, em um paciente de 3 anos, de Santo Antônio do Tauá, nordeste do Pará. "O Ministério da Saúde foi notificado e também acompanha o caso", diz o órgão estadual.

De acordo com o Ministério da Saúde, é importante reforçar aos pais e responsáveis a importância de levar as crianças para receber todas as doses indicadas contra a doença, de fdorma a mantê-la erradicada no País.

Belém

Nesta quinta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que fez reunião de trabalho para traçar um plano de ação e o fluxo de atendimento na prevenção e controle da poliomielite na capital. "Os Departamentos de Vigilância em Saúde – que reúne os setores de Vigilância Epidemiológica e Imunização - e de Ações em Saúde (responsável pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde) definiram os detalhes da campanha de vacinação, com novos mutirões (em datas a serem definidas), para intensificar a prevenção."

Ainda segundo a Sesma, em Belém, a campanha contra a poliomielite segue normalmente, apesar de ter sido encerrada oficialmente pelo Ministério da Saúde no último dia 30 de setembro. "A Sesma também participou de reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e das prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), em que foi definido um plano de ação conjunto para prevenção da doença."

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ