Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Casos de covid-19 subiram em 700% no município de Santarém, afirma o Laboratório da Ufopa

O município desobrigou o uso de máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados em abril deste ano.

Ândria Almeida

O Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Labimol) apontou um aumento em 700% dos casos positivos da covid-19 em Santarém nos primeiros 20 dias do mês de julho. O município desobrigou o uso de máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados em abril deste ano. No entanto, o Núcleo de Vigilância Técnico em Saúde do município informou que está fazendo uma análise do cenário para elaborar novas recomendações, entre elas, o  retorno do uso de máscaras em locais fechados e o incentivo para finalização do esquema vacinal da população.

De acordo com o coordenador do Labimol, Marcos Prado, em comparação ao mês de junho, os casos subiram de maneira alarmante.O levantamento do Labimol apontou que no período de 1º a 30 de junho de 2022 foram realizados 266 testes moleculares para covid-19, dos quais 30 foram positivos (10%), 235 negativos (56,2%) e 1 teste inconclusivo. Já no período de 1º a 25 de julho de 2022 foram realizados 481 testes moleculares para Covid-19. Desses, 239 foram positivos (49,7%), 240 negativos (49,9%) e 2 inconclusivos (0.4%).

VEJA MAIS 

Ufopa aponta surto de covid-19 em Santarém
Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa indica aumento de 10 para 45% de casos positivos em julho

Covid-19: em 15 dias, Santarém registra 191 novos casos
O uso de máscaras segue relaxado no município, apesar dos números preocuparem as autoridades de saúde da cidade

“Analisando comparativamente os dados registrados nos meses de junho e julho, é possível identificar aumento de 700% no total de casos positivos registrados no município de Santarém”, destacou o coordenador do Labimol.

Onde buscar atendimento para síndromes gripais? 

  • Unidade de Saúde Descentralizada 24h Nova República, fica localizada na Av. Tancredo Neves, próximo a Praça do bairro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e das 19h às 23h, e aos finais de semana de 8h às 23h. 
  • Unidade de Saúde Descentralizada 24h Santarenzinho, fica localizada na rua Elizander Nogueira, 610, Santarenzinho, atende apenas nos finais de semana, das 8h às 23h. 
  • Unidade de Saúde Descentralizada Casinha do Papai Noel, está localizada na Praça Barão de Santarém, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Onde se vacinar contra a covid-19 em Santarém? 

A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, nas UBSs da zona urbana, das 8h às 16h. Nas terças e quintas-feiras, de 17h às 21h, na Prefeitura de Santarém. Aos sábados, também na Prefeitura, de 8h às 14h. Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade com CPF, comprovante de vacinação e cartão SUS.

Quem está gripado pode tomar vacinar?

A Semsa alerta que pessoas com sintomas gripais não devem tomar o imunizante. A orientação é que esse público procure uma das Unidades de Síndrome Gripal (USG) para realizar um teste de covid-19.

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ