CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jornalista de O Liberal é única brasileira selecionada em projeto internacional

O projeto é da National Press Foundation (NPF), organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos

Laís Santana
fonte

A jornalista Alice Morais, integrante do projeto Liberal Amazon, do Grupo Liberal, foi selecionada para receber a bolsa “Cobertura de Doenças Raras” 2022, da National Press Foundation (NPF), organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos da América (EUA), que incentiva a produção de reportagens relacionadas ao tema.  

Alice Morais explica que para se candidatar foi necessário submeter currículo, justificar o porquê do interesse no assunto e apresentar uma carta do editor de algum veículo demonstrando também interesse em publicar as reportagens.

"Como estou focada em escrever sobre a Amazônia e por ser moradora da região, meu olhar está voltado aos desafios regionais de logística e desenvolvimento, que são entraves em diversos aspectos da sociedade, incluindo o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de doenças raras. Minha expectativa produzindo essas reportagens com a bolsa é de contribuir com a divulgação científica, destacando o trabalho de pesquisadores da região que vêm atuando para ampliar as oportunidades de tratamento e diagnóstico, mas também de prestar um serviço à população, destacando informações sobre onde encontrar um centro de tratamento em cada estado e quais são os sintomas para se suspeitar de uma doença genética rara. Além disso, ao evidenciar os desafios que as pessoas com doenças raras atualmente passam pode ser uma forma de chamar a atenção para a necessidade de investimentos e melhorias no tema.", afirma.

Antes de se candidatar, Alice acompanhou entrevistas de especialistas da região que mostravam, por exemplo, que o atendimento a doenças raras é garantido pelo sistema público de saúde brasileiro (o Sistema Único de Saúde, SUS), e é preconizado que o paciente deve ser encaminhado a um centro de atendimento especializado em unidade de média ou alta complexidade, quando há necessidade. "No entanto, dos doze centros de referência em doenças raras existentes no país, nenhum está na Amazônia, conforme a própria lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Então, essa é uma das questões que quero investigar mais a fundo", pontua a jornalista. 

Os bolsistas receberão um financiamento para produzir reportagens sobre doenças raras, para custear gastos como transporte, contratação de profissionais, dentre outros. Além disso, os jornalistas selecionados participarão, entre 17 e 19 de outubro, de palestras online sobre diagnósticos, testes direcionados e desenvolvimento de medicamentos com especialistas de saúde. No último dia, haverá também sessões com dicas sobre jornalismo narrativo. 

"Acredito que, após esse momento, novos insights podem surgir, mas desde já estou pesquisando, buscando referências e estabelecendo contatos para produção dessas reportagens, que devem ser publicadas no Liberal Amazon até o final deste ano", revela Morais. 

Depois, os textos serão reimpressos em um livro produzido pela Fondation Ipsen, organização sem fins lucrativos com sede em Paris. A entidade divulga conhecimento científico sobre doenças raras, detecção, inclusão e deficiência.

Para Alice, o resultado da seleção demonstra um interesse global nas histórias sobre a Amazônia. "Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo fui pega de surpresa pelo resultado, demorei a acreditar. Estar ao lado de jornalistas com carreira consagrada e veículos de renome internacional, como a National Geographic e Reuters, é uma honra muito significativa e valoriza ainda mais a produção jornalística da Amazônia", avalia. 

"Cada vez mais estamos tendo oportunidade de sermos os autores das nossas próprias narrativas e o Liberal Amazon vem com esse objetivo. Por isso, sou muito grata pela oportunidade de aprender mais e contar com o projeto para contar histórias sobre doenças raras, que é um tema ainda pouco explorado de uma forma geral", acrescenta a jornalista de O Liberal e do projeto Liberal Amazon.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ