Doação de sangue: Hemopa terá expediente neste sábado e domingo em Belém e no interior
Nos dias 3 e 4, doadores terão horários especiais para realizar o ato de solidariedade na capital, Altamira e Santarém

Pessoas interessadas em realizar doação de sangue poderão aproveitar o final de semana para praticar o ato de solidariedade. A Fundação Hemopa terá funcionamento no sábado e domingo, dias 3 e 4, em Belém, Santarém e Altamira. O objetivo é fortalecer o estoque de sangue para garantir atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar, atualmente, composta por mais de 200 hospitais.
Em Belém, a sede do Hemopa (Tv. Padre Eutíquio, 2109 - Batista Campos) e a Unidade de Coleta Castanheira funcionarão no sábado com seu expediente normal, de 7h30 às 17h. No domingo, dia 4, a Unidade de Coleta do Castanheira (Rodovia BB-316, KM-01 – Pórtico Belém, Castanheira) terá expediente das 7h30 às 15h.
VEJA MAIS
Endereços para doação de sangue
Ainda em Belém, uma campanha extra será realizada no domingo, 4. No Banco do Brasil, a coleta será feira na Unidade Móvel, de 7h às 15h, na Avenida Presidente Vargas, 248 – Campina.
Já em Santarém, será possível realizar doações no sábado, no Hemocentro Regional Santarém, região do Oeste paraense. O local fica na Av. Frei Vicente, 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho). O funcionamento para coleta de sangue será de 7h às 13h.
Também no sábado, em Altamira, sudoeste do Pará, o serviço de coleta de sangue será realizado no Hemonúcleo Altamira. O horário de atendimento vai das 7h às 17h, e o prédio fica na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu.
Quem pode doar sangue:
Para a doação de sangue, os indivíduos precisam atender algumas exigências: é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal; também é necessário ter mais de 50 quilos; estar bem alimentado (não pode estar em jejum); dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA