Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Governador nomeia novos reitores da Uepa

Ato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (1º). Chapa 3, encabeçada pelos professores Clay Chagas e Ilma Pastana, venceu as eleições com 51,7% dos votos

Redação Integrada

O governador Helder Barbalho anunciou, em seu Twitter, que, por uma decisão da maioria e respeitando a decisão da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foram nomeados, no Diário Oficial desta terça-feira (1º), os novos reitor e vice-reitora da instituição para o quadriênio 2021-2025, Clay Chagas e Ilma Pastana. Ele também desejou sucesso aos professores. "E que eles incentivem a comunidade acadêmica na produção científica e tecnológica para o desenvolvimento no Estado", afirmou. Confira:

Com 51,7% dos votos, a Chapa 3 - Uepa para Toda Gente foi a mais votada nas eleições para reitoria da universidade, que ocorreram em formato virtual, de maneira inédita. Tendo à frente os professores Clay Chagas e Ilma Pastana, a chapa foi escolhida por docentes, técnicos efetivos e discentes regularmente matriculados para ocupar o primeiro lugar da lista tríplice encaminhada ao governador Helder Barbalho.

Em segundo lugar ficou a Chapa 1 - Somos + Uepa, encabeçada pelos professores Benedito Valente e Sheyla Oliveira, com 31,5% dos votos. A Chapa 2 - Renovar para Avanaçar, que tem à frente os professores Ionara Terra e Nilson Bezerra, ficou em terceiro lugar na lista tríplice enviada ao governador, com 16,8% dos votos. O pleito contou com 5.264 votos válidos e 205 brancos. Não houve registro de votos nulos.

Ações iniciais

Em entrevista a O Liberal, o professor doutor Clay Anderson Nunes Chagas, novo reitor da Uepa, informou que a chapa irá tomar posse na próxima segunda-feira (7), mas o processo de trabalho já foi iniciado. "Hoje é o primeiro dia da nossa gestão, e estamos nesse primeiro momento conversando a respeito das ações que serão tomadas", afirmou. "Estamos lançando, já na próxima segunda, uma promessa de campanha nossa que se chama '10 ações para os primeiros dias', e já estamos conversando com nossos futuros pró-reitores e diretores a respeito dessas ações iniciais".

Já a nova vice-reitora da instituição, professora doutora Ilma Pastana Ferreira, destacou, entre essas ações iniciais, o programa estratégico de ações afirmativas que, segundo ela, deverão estruturar e garantir a inclusão na universidade. "Nós vamos criar esse programa de ações para as populações negras, indígenas, LGBTQIA+ e camponeses, e já temos uma vasta agenda com parceiros que vão nos ajudar nessa criação", contou.

"Uma outra ação importante, que vai dar sustentação para a nossa gestão, são os comitês permanentes de assessoramento das ações da gestão superior, junto às coordenações dos campi, e para isso, já estamos trabalhando, inclusive, o próprio Consun, para que tenhamos representação dos nossos campi da Uepa. É um momento de muito trabalho, onde faremos o reconhecimento da estrutura administrativa, da humanização que precisamos trazer para os nossos técnicos-administrativos e, principalmente, atendendo às demandas emergenciais do Governo do Estado", concluiu Ilma Ferreira.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ