Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Garimpeiros realizam protesto em frente à sede do ICMBIo em Itaituba

O grupo protestou contra a fiscalização ambiental no município que iniciou no dia 9 de fevereiro.

Andria Almeida

Garimpeiros se reuniram na madrugada desta quarta-feira (16), em frente a sede do Instituto Chico Mendes (ICMBio) no município de Itaituba, no Pará. O grupo protestou contra a fiscalização ambiental no município que iniciou no dia 9 de fevereiro.

VEJA MAIS

Alter do Chão: satélites e pesquisadores apontam garimpo como responsável por mudança de cor
Análise do MapBiomas detecta agravamento da pluma de sedimentos do Tapajós coincidente com atividade garimpeira; cheia do Amazonas também contribui.

Crime de desmatamento ilegal foi o mais denunciado pela população paraense à Semas, em 2021
Foram 59 denúncias deste tipo de crime em todo o Pará. Poluição e garimpo ilegal estão entre os crimes mais denunciados ao longo do ano

A região foi alvo da ‘Operação Alerta Amazônia 2’, na última quarta-feira, que tem como foco principal combater desmatamentos com uso posterior de fogo, ocorridos no interior da Floresta Nacional de Altamira, na área localizada no município de Itaituba.

 

 

Durante a operação, a PF constatou desmatamentos por corte raso, ou seja, a eliminação total da vegetação de uma área, no quantitativo total de 2.070 hectares, o que corresponde a mais de 2 mil campos de futebol.

A operação envolveu o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, sendo um em São José do Rio Preto (SP), um em Itaituba e outro em Santarém, no Pará.

Convocação 

Em áudios que circulam em grupos de Whatsapp, os garimpeiros pedem que empresários e demais mineradores que se reúnam em frente à base do ICMBio e do Ibama, para protestar contra as ações de fiscalização ambiental na região.

A redação do portal OLiberal.com solicitou nota ao ICMBio sobre a situação local, mas não houve posicionamento até a publicação desta matéria.

Pontes incendiadas 

Na noite desta terça-feira (15) duas pontes localizadas no km 07 da Rodovia Transamazônica, no trecho que liga Itaituba a Jacareacanga, sofreram tentativa de incêndio. Restos de pneus e cinzas indicam que o incêndio foi intencional, mas o fogo não se alastrou nas estruturas.

No entanto, até o momento não se sabe a motivação da tentativa de incêndio, bem como os culpados ainda não foram identificados.

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ