Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Fenômeno raro chama atenção no céu de Salinópolis

Raios solares em contato com partículas de gelo na atmosfera geram o efeito nos ares

Dilson Pimentel

Uma formação inusitada foi observada por moradores e banhistas de Salinópolis, na região nordeste do Pará, nesta sexta-feira (6). Um círculo perfeito em forma de arco-íris rodeava o Sol, ao final da manhã e início da tarde. As imagens foram registradas nas redes sociais.

Professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luís Crispino explicou, à Redação Integrada, esse fenômeno. “Os halos, que se formam tipicamente ao redor do Sol e da Lua, são fenômenos óticos que ocorrem devido à interação da luz com partículas (cristais de gelo) em suspensão na atmosfera terrestre”, disse. “Algumas vezes podemos vez nestes halos a decomposição da luz em cores, de modo análogo ao que ocorre no arco-íris. Estes halos podem se apresentar como estruturas circulares coloridas muito bonitas ao redor do Sol, durante o dia, ou da Lua, durante a noite, e têm sido registrados historicamente por séculos”, acrescentou.

O professor explicou que, embora sejam fenômenos relativamente comuns, “não deixam de despertar a admiração e a curiosidade das pessoas, sempre que são vistos”.

Ele disse que, entre os fenômenos óticos que podem ser vistos na atmosfera terrestre, existem arco-íris, halos e glórias. “Um dos mais comentados é o arco-íris primário que se manifesta como um arco colorido que pode ser observado na região oposta à qual está o Sol. Outros fenômenos atmosféricos que têm ganhado cada vez mais popularidade são os halos solares e lunares”, afirmou.

“O fenômeno que pôde ser visto hoje em Salinópolis foi um halo solar. Em relação à direção do Sol, este halo se formou como um círculo colorido de abertura angular de cerca de 22 graus.  Os halos, que se formam tipicamente ao redor do Sol e da Lua, são fenômenos óticos que ocorrem devido à interação da luz com partículas (cristais de gelo) em suspensão na atmosfera terrestre”, acrescentou. Algumas vezes, acrescentou, estes halos são observados com seu colorido bastante visível, como foi o caso visto em Salinas.

Em julho deste ano, aliás, a Sociedade Brasileira de Física anunciou Luís Crispino como vencedor da segunda edição do Prêmio Ernesto Hamburger para Divulgação Científica em Física, por seu grande empenho na popularização das Ciências Físicas. O Prêmio é uma homenagem ao físico e divulgador de ciências brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger.

Fenômeno chamou atenção essa sexta (Rogério Pingo / via redes sociais)

 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ