Divórcios caem mais de 10% em cartórios do Pará em 2022

No total, foram 1.155 divórcios em Cartórios de Notas entre janeiro e novembro de 2022. Já no mesmo período de 2021, foram 1.287 divórcios formalizados, de acordo com dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados

Gabriel Pires
fonte

O Pará registrou uma queda de 10,3% nos números de divórcios formalizados em Cartórios de Notas do Estado, entre os meses de janeiro a dezembro de 2022, conforme informou a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg/PA) nesta terça-feira (14). No total, foram 1.155 divórcios em Cartórios de Notas entre janeiro e novembro deste ano. Já no mesmo período de 2021, foram 1.287 divórcios formalizados. Segundo a associação, o motivo foi o fim do isolamento social causado da pandemia de covid-19 e o retorno das famílias à normalidade das rotinas de trabalho. 

Na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, quando foram registrados 1.207 divórcios, a queda foi de 4,3%. Os meses de novembro, outubro e julho foram aqueles com maior diminuição. Já entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária de covid-19 houve crescimento de 6,6% nas dissoluções de casamento no estado.

VEJA MAIS

image Logo após anúncio de divórcio, Rafael Cardoso beija Jojo Todynho ao vivo
Os dois participavam do programa 'Central da Copa' quando protagonizaram o beijo

image Shakira e Gerard Piqué assinam o divórcio após 12 anos casados
A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (1º), no Tribunal de Primeira Instância e Família de Barcelona, na Espanha

image Thiago Lacerda e Vanessa Lóes vão se divorciar após crise no casamento, diz colunista
O casal estaria há 20 anos juntos e com três filhos

Os dados constam da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), uma base de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e que reúne as informações dos 8.354 Cartórios de Notas do país. Estes cartórios são responsáveis pelos atos de escrituras públicas, procurações, testamentos, atas notariais, autenticações e reconhecimento de firmas.

“O crescimento no número de divórcios já era algo observado com o passar do tempo. A pandemia e o confinamento podem ser fatores que contribuíram para o boom nos últimos dois anos, mas, com certeza, a possibilidade de se separar legalmente pela internet, por meio da plataforma e-Notariado, também impulsionou. Passado o período pandêmico, essa procura deve encontrar uma estabilidade”, disse a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Pará (Anoreg/PA), Moema Locatelli Belluzzo.

Casamentos aumentaram

No mês de setembro de 2022, o Pará registrou um aumento de quase 5% no número de casamentos civis, após a Lei Federal nº 14.382/22 entrar em vigor. A legislação reduziu os prazos de habilitação e celebração do matrimônio. O levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Pará (Arpen-Pará) mostrou que, no mês de julho deste ano, primeiro desde a vigência da nova legislação federal, houve um total de 2.574 casamentos. No acumulado do ano, incluindo o mês de agosto, o Pará registrou um total de 17.164 casamentos, número 4% maior que o verificado no mesmo período de 2021, quando foram realizados 16.482 matrimônios. 

image Jojo Todynho assina divórcio com ‘dor no coração’: ‘Muito triste’
A cantora e apresentadora colocou um fim definitivo na história com o militar Lucas Souza

image 'Gostaria que ele estivesse mais presente', afirma Gisele Bündchen ao anunciar seu divórcio
A modelo era casada com o jogador de futebol americano Tom Brady

Divórcios no Pará (de janeiro a novembro)

2022: 1.155 casos

2021: 1.287 casos

2020: 1.207 casos

Fonte: Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg/PA)

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ