Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Comando Militar do Norte tem novo comandante

O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves assumiu o cargo

O Liberal

O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves assumiu o cargo de Comandante Militar do Norte, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (10), no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira Lima.

VEJA MAIS

Exército investe em aeronaves para operações especiais na Amazônia
Tropas do Comando Militar do Norte realizaram simulação de ataque e defesa de território no sudeste do Pará

Militares do Exército Brasileiro realizam simulação de combate na região de Itupiranga e Parauapebas
A atividade faz parte da Certificação de Força de Prontidão (FORPRON).

Cerimônia encerra as comemorações pelos 9 anos do Comando Militar do Norte
General do Exército destaca a atuação do CMN nas regiões que compõem a Amazônia Oriental

Cerimônia encerra as comemorações pelos 9 anos do Comando Militar do Norte
General do Exército destaca a atuação do CMN nas regiões que compõem a Amazônia Oriental

Advindo do Comando de Operações Terrestres (Coter), o General chega ao CMN com o desafio de comandar as tropas do Exército Brasileiro nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e na porção norte do Tocantins, área que corresponde à Amazônia Oriental com cerca de 20% do território nacional. Para tanto, o CMN conta com mais de 30 organizações militares.

"O Comando Militar do Norte é um Comando muito desafiador. Vamos considerar a área que somos responsáveis, abrangendo três estados, além de uma parte do Tocantins. Só isso já mostra a grandiosidade e a dificuldade dos desafios que temos pela frente. A sorte e a vantagem que temos é o nosso pessoal. A coesão da nossa tropa. A capacitação da nossa tropa. E o culto aos valores militares, às tradições militares, que vão nos impulsionar para o cumprimento da nossa missão", destacou o novo comandante.

Entre outras funções, o General Costa Neves foi comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e comandante de uma das mais prestigiadas instituições de ensino das Forças Armadas, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Além disso, foi Observador Militar na Missão de Verificação da ONU em Angola, de 1995 a 1996, durante a guerra civil naquele país, e, em 2020, assumiu o posto de comandante das tropas da ONU na República Democrática do Congo.

O comandante sucedido, General de Exército João Chalella Júnior, segue para nova missão como chefe do Departamento Geral do Pessoal (DGP) do Exército Brasileiro, em Brasília. Em suas despedidas, o General frisou a gratidão pela passagem na região.

"É um dia muito feliz, por ter cumprido a missão. Feliz por ter conhecido pessoas aqui na região Norte. No Maranhão, Amapá, Tocantins e no nosso querido Pará. Feliz por ter vivido um ano maravilhoso em Belém. Por ter experimentado a cidade de Nossa Senhora de Nazaré. Feliz por poder guardar amigos para sempre. E triste, ao mesmo tempo, por ter que sair daqui. Mas já tenho outra missão. O Exército é assim. Vida que segue", comentou o General João Chalella Júnior.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ