CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Militares do Exército Brasileiro realizam simulação de combate na região de Itupiranga e Parauapebas

A atividade faz parte da Certificação de Força de Prontidão (FORPRON).

O Liberal
fonte

Tropas do Exército Brasileiro, do Comando Militar do Norte (CMN), realizaram, nos dias 26 e 27 de julho, o exercício de infiltração, no Residencial Cidade Nova, em Itupiranga. A atividade faz parte do treinamento da Certificação de Força de Prontidão (FORPRON). 

Morador do Residencial, o apontador de terraplanagem Raí Maracaipe, acompanhou de perto a movimentação dos militares.

VEJA MAIS

image Tropas do Exército de Marabá realizam atividades para atuar em defesa da terra
O evento consiste na certificação da Organização Militar como uma Força de Prontidão (Forpron), cuja preparação assegura o nível desejado de eficiência operacional da tropa em defesa da Pátria

image Exército tem mais de 160 vagas abertas; Belém terá uma das fases
As oportunidades são para o Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde, do Quadro Complementar e de Capelães Militares

“Nós estamos muito impressionados em poder presenciar este tipo de atividade do Exército aqui na nossa comunidade. Isso é muito importante até para nossas crianças poderem se espelhar e quem sabe ser futuros soldados”, destacou. 

A Forpron é uma certificação anual do Exército Brasileiro que atesta a capacidade operacional das Brigadas Estratégicas e suas Organizações Militares Subordinadas. Nesta atividade, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva de Marabá que está em processo de certificação. As atividades de Certificação Forpron terminam na próxima sexta-feira (29). Até lá, as tropas ainda farão investimentos na região da Serra de Carajás, no município de Parauapebas.

image 'Oportunidade exercer a cidadania', diz major do Exército sobre alistamento de jovens em Belém
O prazo para alistamento militar obrigatório a homens que completam 18 anos em 2022 termina no dia 30 de junho

image Exército Brasileiro realiza a primeira modalidade paralímpica da história na Olimpíada Militar 2022
A nova categoria esportiva do evento busca melhorar a qualidade de vida e reabilitar militares que adquiriram deficiência enquanto serviam

“Aqui nessa região podemos aplicar as nossas capacidades especiais com a nossa artilharia para a realização dos tiros. Tudo dentro do contexto fictício da manobra que foi planejada de isolamento e ocupação da localidade de Itupiranga. Nós estamos sempre preparados para a defesa da pátria, seja em Defesa Civil, a garantia da lei da ordem ou para votação e apuração. A atividade fim de defesa da pátria será sempre nossa prioridade, apesar de saber que podemos ser acionados em qualquer outro contexto que esteja fora da área da Amazônia. E esta atividade está dentro deste contexto”, explicou o General de Brigada Maurício de Souza, Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

image Cerca de 1100 militares participaram da simulação de combate em Itupiranga (Asp Anna Cristina / CMN)

Estão envolvidos na atividade cerca de 1100 militares, entre homens e mulheres, que compõem as diversas frações que integram a Força Tarefa do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, com capacidades representadas por todas as funções de combate: Companhias de Fuzileiros de Selva, Pelotão de Cavalaria de Selva, Bateria de Obuses, Seção Antiaérea, Pelotão de Engenharia, Pelotão de Comunicações, Destacamento Logístico, Grupo de Reconhecimento e Vigilância, Companhia de Comando e Pelotão de Polícia do Exército.

image Jornalistas desvendam a selva no ‘Conheça Seu Exército’
Programa realizado pelo Comando Militar do Norte (CMN) tem como objetivo apresentar as especificidades e o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro em todas as regiões do país

image Desfile militar pelo Dia do Exército volta a ser realizado em Belém
Solenidade foi marcada por entrega de condecorações a autoridades civis e militares

Para a simulação de infiltração foram utilizadas na ação mais de 220 viaturas, entre elas, duas viaturas blindadas (Urutu), Marruás, 54 embarcações, centenas de armamentos e equipamentos para fazer da simulação uma atividade mais próxima do real. Em uma área rural, foi possível realizar os tiros com Obuseiros, armamentos da Artilharia de Campanha Leve do Exército Brasileiro, devida a fácil locomoção no terreno e eficácia durante o combate. Os tiros de canhões podem alcançar o inimigo em até 10km de distância.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ