Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Casos suspeitos de síndrome de Haff registrados no Pará podem ficar sem confirmação da doença

A Sespa afirma que as amostras encaminhadas ao laboratório de referência servirão para pesquisas da provável causa dos sintomas,  não para confirmação dos casos.

Andria Almeida

Após 40 dias desde o óbito do primeiro caso suspeito de síndrome de Haff, ocorrido no município de Santarém, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (Sespa) segue sem receber o exame que identificará a doença. No total, o Pará investiga 25 casos e ainda não divulgou nenhum resultado que confirme ou não a Haff nesses pacientes.

A demora no recebimento desses exames levou a Sespa a alterar a forma como os casos vinham sendo tratados. Hoje (16), a pasta emitiu uma nota reconhecendo que não há exame específico para diagnosticar a doença conhecida como “urina preta”.

VEJA MAIS:

Sobe para 17 o número de casos suspeitos de síndrome de Haff no Pará De acordo com a Sespa, os casos suspeitos foram registrados em Belém (02), Santarém (09), Jututi (03), Trairão (01), e Almeirim (02)

VÍDEO: Pará está há 13 dias sem novos casos suspeitos de urina preta Última notificação foi no dia 28 de outubro, em Santarém. Desde então, a crise de saúde que afetou o setor pesqueiro parece ter estagnado

Juruti, no Pará, notifica três casos suspeitos da doença da 'Urina Preta' Os pacientes estão internados no Hospital Municipal de Juruti com sintomas característicos da doença

“Não há exame específico para o diagnóstico de Doença de Haff, sendo ele feito baseado nos sintomas apresentados pelo paciente, com história de consumo de peixe em até 24 horas e alterações de exames laboratoriais como CPK”, destacou a nota.

A partir desse comunicado, entende-se que as amostras encaminhadas ao laboratório de referência são para pesquisar a provável causa da doença, não para confirmação dos casos. Segundo a Sespa, os resultados dependem do laboratório de pesquisa e que ainda não há prazo para serem divulgados.

A última notificação foi no dia 28 de outubro, em Santarém. Sendo este o município que mais fez notificações - total de 13 até o momento.

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ