Anticovid: Ministério da Saúde aumenta o número de vacinas destinadas ao Pará
De acordo com o governador Helder Barbalho, essa restituição de imunizantes veio como resposta ao ofício que pediu a revisão no quantitativo de doses enviadas ao Estado
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que o Ministério da Saúde (MS) vai restituir o Estado com um maior número de vacinas contra a covid-19. A restituição veio como resposta a um ofício enviado pelo chefe do Executivo Estadual ao MS, pedindo a revisão no quantitativo de doses enviadas ao Pará, que é o segundo Estado que menos recebeu imunizantes contra a doença. O anúncio foi feito na tarde desta quarta (11), por meio de vídeo publicado nas redes sociais.
Atualmente, somos o segundo estado que menos recebeu vacina e precisamos receber essa recomposição, para avançarmos ainda mais no calendário! pic.twitter.com/Lvqi3V4ggf
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) August 11, 2021
"A nossa equipe técnica da Secretaria de Saúde tem feito uma análise dos números do quanto está sendo distribuído de vacina para todos os Estados do Brasil. E chegamos à conclusão de que, na relação do número de habitantes do Estado do Pará e na quantidade de vacinas enviadas para nós, somos o segundo Estado com o menor número de vacinas até o momento", comentou o governador.
Por meio de tabelas exibidas no vídeo, o governador mostrou que o Pará tem 8.690.745 habitantes e que o número de doses enviadas ao Estado é de 5.947.240, o que representa 0,68 doses por habitante. "E não podemos aceitar isso. Não queremos nada a mais que os outros Estados, mas também não aceitamos nada a menos", acrescentou o governador.
Com isso, a Procuradoria do Estado abriu uma ação judicial para garantir o maior número de doses. "Enquanto isso, estamos dialogando e acreditando que é importante apostar no diálogo e na busca da solução. Enviamos, no dia 13 de julho, ao Ministério da Saúde, um pedido de recomposição desse quantitativo, para que o nosso Estado possa ter o mesmo tratamento dos outros Estados", detalhou Helder.
"Me informou, o ministro da Saúde, ministro Queiroga, no dia de ontem [10], que o ministério já estará recompondo essa quantidade e, a partir das próximas entregas, o Pará será restituído. Com isso, mais vacina chegando, mas gente sendo imunizada", ressaltou.
Entre as próximas remessas, já estão confirmadas mais 74.520 doses da Pfizer e da Astrazeneca, que devem chegar entre esta quarta e a quinta-feira (11 e 12). "Para usarmos em primeira e segunda dose. E vamos continuar avançando na vacinação em todo o nosso Estado", explicou o governador Helder Barbalho.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA