CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

700 postes de energia foram atingidos por carros no Pará em 2021

Santarém e Belém lideram no número de acidentes, que ocasionam falta de energia e acidentes graves ou até fatais

Eduardo Laviano
fonte

O acidente ocorrido na tarde desta terça-feira (30) na Avenida Almirante Barroso se soma agora aos 700 acidentes com postes foram registrados de janeiro até a primeira quinzena do mês de março de 2021 pela Equatorial Energia Pará.

Santarém e Belém, a exemplo do ano passado, continuam sendo os municípios que registram o maior índice de acidentes. Na cidade do oeste do Pará, foram 282 batidas em postes, enquanto na capital os três primeiros meses do ano já registram 187 ocorrências.

Parauapebas teve 25 postes atingidos por veículos; 21 em Altamira, 19 em Castanhal e Marabá foram 18. O impacto da batida pode ocasionar ferimentos sérios aos ocupantes dos veículos, inclusive acidentes com vítima fatal, além de falta de energia nas residências e comércios.

No acidente registrado hoje (30) no bairro do Marco, ninguém ficou ferido. Trechso da avenida, porém, seguem sem energia, que a Equatorial afirma já estar trabalhando para restabelecer. 


No levantamento feito pela Equatorial, muitos desses acidentes acontecem por fatores como excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez do motorista, sonolência do condutor ou mesmo falhas mecânicas e a utilização de celular enquanto dirige para responder mensagens ou ligações.

No ano de 2020, a Equatorial Energia Pará registrou 3.125 batidas em postes. Quando há quebra da estrutura e rompimento de fiação, o custo mínimo de material e serviço é superior a R$ 4 mil. De acordo com o Artigo 927 do código civil, quem, por ato ilícito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-lo.

Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos aos clientes devem ser pagos pelo motorista que podem ser acionados judicialmente.

A orientação é sempre que as pessoas não se aproximem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que a população entre em contato por meio da Central de atendimento através do 0800 091 01 96, e informe o local com ponto de referência.

Caso a vítima esteja dentro de um veículo e o cabo cair e permanecer sobre ele e aguardar socorro do Corpo de Bombeiros. É preciso permanecer dentro do veículo e não pegar na parte metálica pois pode ter ocorrido condução de corrente por meio dos pneus.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ