Talibã promove 1ª execução desde que retomou poder no Afeganistão

A forma como o homem foi executado não foi revelado mas Mujahid disse que ela ocorreu em frente a "centenas de pessoas em Farah"

Luciana Carvalho
fonte

O grupo islâmico Talibã executou publicamente um criminoso condenado. Essa é a primeira execução pública desde que retomou o poder no Afeganistão, em 15 de agosto de 2021. A prática era comum durante a primeira passagem dos talibãs pelo governo em Cabul, de 1996 a 2001, quando o grupo virou sinônimo de brutalidade medieval devido à sua leitura estrita da sharia, a lei islâmica tradicional. As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo o porta-voz Zabihullah Mujahid, a pessoa executada foi um homem chamado Tajmir da província de Herat (oeste afegão), condenado à morte por um assassinato cometido há cinco anos quando ele matou outro homem para roubar sua motocicleta e um celular.

VEJA MAIS

image Explosão em mesquita no Afeganistão mata 18 pessoas, incluindo clérigo pró-Talibã
Este último ataque é o que fez mais vítimas fatais após a explosão em uma mesquita em Cabul matar 21 pessoas no mês passado

image Alunas afegãs deixam sala de aula chorando após ordem do Talibã
Retorno às aulas em colégios do ensino médio havia acabado de ocorrer, quando chegou uma ordem para que voltassem para casa

image Crise econômica fazem mulheres afegãs perderem empregos e terem menos direitos
Direitos duramente conquistados nas últimas duas décadas foram rapidamente revertidos

A forma como o homem foi executado não foi revelado, mas Mujahid disse que ela ocorreu em frente a "centenas de pessoas em Farah", província também no oeste do país. Durante o primeiro governo talibãhomicídios usualmente eram punidos com um tiro na cabeça, disparado por um parente da vítima.

A pena capital, o apedrejamento, flagelações e amputações de mãos para crimes menores, como roubos e adultérios, foram reintroduzidos pelo Talibã em setembro do ano passado.

Os governos pró-Ocidente instalados a partir da derrubada do grupo em 2001 pela invasão norte-americana também aplicavam execuções, mas não como espetáculos públicos. O principal palco em Cabul era o Estádio Nacional, onde depois o campeonato local de futebol voltou a ser disputado.

Mujahid fez questão de amenizar o tema, afirmando que a condenação foi decidida de forma "muito cuidadosa", após decisão de três cortes superiores e aprovação pessoal do líder supremo do país, o mulá Haibatullah Akhundzada.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO