Sarcófago de ouro de Tutankhamon está sendo restaurado pela primeira vez
Coleção da tumba de Tutankhamon estará entre as peças centrais do novo Grande Museu Egípcio
                            Especialistas começaram os trabalhos de restauração no sarcófago banhado a ouro do faraó menino do Egito Tutankhamon, pela primeira vez desde a descoberta da tumba em 1922, informou o Ministério de Antiguidades do Egito nesta quarta-feira (17).
O sarcófago e a coleção da tumba de Tutankhamon serão as peças centrais do novo Grande Museu Egípcio, que o Egito abrirá no ano que vem, próximo às Pirâmides de Gizé.
O arqueólogo britânico Haward Carter descobriu a tumba do rei da 18ª dinastia no Vale dos Reis em Luxor em 1922. A tumba estava intacta e incluía cerca de 5 mil artefatos.
O ministério disse que o sarcófago foi transportado do sul do Egito para o museu há três dias "para que fosse restaurado pela primeira vez desde a descoberta da tumba".
"O sarcófago sofreu muitos danos, incluindo rachaduras nas camadas douradas de gesso, e há também uma fragilidade geral nas camadas de ouro", disse Eissa Zidan, Diretor do Departamento de Restauração do museu.
"O trabalho de restauração vai durar cerca de oito meses", acrescentou.
O Egito anunciou anteriormente que o novo museu, que está sendo construído há aproximadamente 15 anos e é parcialmente financiado pelo Japão, irá abrir oficialmente até o final de 2020.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA