Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Famoso 'ovo com supresa' tem lote recolhido após surto de salmonella

Cerca de 57 casos já foram confirmados na região, na sua maioria crianças de até cinco anos

Paula Figueiredo

A Ferrero decidiu retirar seus lotes da linha Kinder Ovo Surpresa dos mercados após um surto de salmonella se espalhar pelo Reino Unido nas últimas semanas. Até o momento, 57 casos foram confirmados na região, sendo na sua maioria crianças de até cinco anos. 

VEJA MAIS

Anvisa detecta bactéria em filé-mignon e proíbe a venda da carne Três marcas de leite em pó também foram apreendidas semana passada por conta de contaminação

Anvisa recolhe fórmulas infantis com suspeita de contaminação por bactéria letal; veja quais Medida acontece após quatro internações de bebês que consumiram produtos de lotes suspeitos

Conforme a agência de normas alimentares do Reino Unido, Food Standards Agency (FSA), a Ferrero, empresa de alimentos envolvida nos casos, está movendo esforços para tentar retirar os produtos do mercado e recomenda que os consumidores não comam o doce. A linha em questão é vendida individualmente na unidade de 20g, ou em um pacote com três unidades. As datas de vencimento estão entrem 11 de julho de 2022 e 7 de outubro do mesmo ano. Todos os produtos afetados foram produzidos na Bélgica.

"Estamos trabalhando em estreita colaboração com eles e suas autoridades competentes para identificar a causa precisa desse surto. Também estamos trabalhando em estreita colaboração com o Reino Unido e parceiros internacionais”, disse Tina Potter, chefe de Incidentes da FSA, em comunicado no site da agência. 

O que é a salmonella?

A salmonella é uma condição médica causada por um gênero de diferentes tipos de bacterias que contaminam alimentos, geralmente carnes mal-cozidas, ovos e até mesmo a água. A bactéria adentra no organismo por meio da ingestão do alimento contaminado.

Quais são os sintomas da salmonella?

O quadro se apresenta cerca de 12h a 36h após a ingestão e tende a desaparecer em poucos dias, mas pode ser grave em crianças pequenas e com o sistema imunológico enfraquecido. Os sintomas são:

  1. Diarreia
  2. Cólicas
  3. Náuseas
  4. Vômitos
  5. Febre 
  6. Perda de apetite

Como se prevenir da salmonella?

Bons hábitos de higiene são uns dos fatores capazes de combater a salmonela. É sempre bom lavar constantemente as mãos antes de comer, lavar bem os alimentos e manter os ovos dentro da geladeira. 

Posição da empresa

Em nota, a Ferrero informou que "o Brasil não está envolvido no recall voluntário de produtos Kinder selecionados fabricados na Bélgica. Os produtos Kinder comercializados no Brasil são produzidos na América do Sul.

Em outros países, a Ferrero está cooperando com as autoridades de alimentos sobre uma possível ligação com casos relacionados à salmonella. Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando o caso extremamente a sério.

A segurança alimentar e o atendimento ao consumidor são nossas prioridades e lamentamos esta situação"

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)

Palavras-chave

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO