Anvisa recolhe fórmulas infantis com suspeita de contaminação por bactéria letal; veja quais

Medida acontece após quatro internações de bebês que consumiram produtos de lotes suspeitos

O Liberal
fonte

Lotes das fórmulas infantis em pó Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition, fabricados nos Estados Unidos, foram recolhidos pela Anvisa, a partir de um alerta internacional emitido após quatro internações de bebês com menos de seis meses de idade, e um óbito, após consumirem os produtos. As informações são de O Globo.

As investigações sobre o caso desencadearam uma inspeção na fábrica de Sturgis, no Estados Unidos, onde foi encontrada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantil em pó, produto substituto para os lactentes, bebês com menos de seis meses, no caso de impossibilidade de receberem leite materno.

VEJA MAIS

image Anvisa aprova dois novos autotestes para detectar a Covid
Os produtos foram avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento dos requisitos legais exigidos para esses testes

image Câncer de pulmão: Anvisa aprova medicamento que aumenta expectativa de vida do paciente
A molécula sotorasibe, um remédio do via oral, que vai combater o câncer de pulmão, promete ser eficaz em 1,4 meses de tratamento

image Saiba o que fazer para continuar o tratamento sem losartana
A farmacêutica responsável pela Losartana potássica recolheu todos os lotes do produto como “medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos"

Diante disso, a Anvisa proibiu ainda a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos lotes das fórmulas suspeitas. De acordo com a Anvisa, três das crianças que ficaram doentes apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii, e a outra por Salmonella Newport. Na investigação, realizada pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, a bactéria Cronobacter sakazakii, que pode causar graves doenças transmitidas por alimentos principalmente em bebês, foi encontrada na fábrica.

Saiba como identificar os lotes

Os lotes recolhidos no Brasil podem ser identificados pelos dígitos na parte inferior da embalagem. De acordo com orientações da Anvisa, as numerações do lote começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior.

No caso de fórmulas com os dígitos acima, a recomendação da agência sanitária é que o produto não seja consumido e que a Abbott seja contatada para a devolução do produto pelo telefone 0800 891 2690 ou pelo e-mail nutricaobrasil@abbott.com.

Veja o posicionamento da Abbott Nutrition na íntegra:

"Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los.

Vale destacar que as marcas impactadas por este recolhimento não são comercializadas pela Abbott no Brasil. Além disso, a empresa está comprometida em manter os mais altos padrões de fabricação de todos os produtos nutricionais. Já começamos a implementar ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis nos Estados Unidos, alavancando novas tecnologias e fortalecendo nossos processos, para dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL