Explosão em barragem na Ucrânia causa inundações no sul do país; região é evacuada; vídeo

Rússia e Ucrânia, em guerra desde fevereiro do ano passado, trocaram acusações sobre a autoria do ataque

O Liberal

O governo da Ucrânia informou que 80 povoados podem ter sido inundados após a explosão de uma barragem da usina hidrelétrica de Nova Kakhovka, na região de Kherson, sul do país, nesta terça-feira (6). Moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas. Localizada em uma área de disputa territorial, a estrutura é controlada em parte pela Rússia, em guerra com o país vizinho desde fevereiro do ano passado. As duas nações trocaram acusações sobre a autoria do ataque.

De acordo com a agência estatal RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas com a explosão. Com a destruição da estrutura, o nível da água subiu 5 metros, deixando ilhas fluviais submersas. O chefe da região de Kherson, ligado ao governo da Ucrânia, alertou que a água pode atingir níveis críticos nas próximas horas.

VEJA MAIS

image Hackers invadem canal de TV da Rússia e transmitem vídeo de soldados provocando Putin; assista
Imagens foram feitas pelo Ministério da Defesa da Ucrânia

image Fontes dizem que Ucrânia tem agentes na Rússia e está dando a eles drones para realizar ataques
Autoridades dos EUA acreditam que agentes pró-ucranianos realizaram um ataque de drones no início de maio, lançando as pequenas aeronaves de dentro da Rússia

image Homem fica nu em altar de igreja no Vaticano para protestar contra a guerra na Ucrânia
O manifestante havia inscrito nas suas costas a mensagem "salve as crianças da Ucrânia", em uma clara denúncia ao conflito armado

Inicialmente, o prefeito da cidade onde fica a usina, ligado ao governo russo, negou a explosão, relatada por autoridades ucranianas. Porém, momentos depois, ele mudou a versão, e informou que a estrutura tinha sido alvo de um bombardeio das forças da Ucrânia.

A barragem foi construída em 1956 e possui um reservatório de 18 km³, que fornece água para a península da Crimeia e para a usina nuclear de Zaporizhzhia, ambas em territórios ucranianos controlados pela Rússia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO