CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

EUA e Canadá orientam população a usar máscara devido fumaça de incêndio florestal

A expectativa é que a poluição não fique concentrada apenas em Nova York, mas vá para outras áreas além da Costa Leste

O Liberal
fonte

Milhões de pessoas do Canadá e dos Estados Unidos estão sendo aconselhadas pelas autoridades locais a usar máscaras N95 ao ar livre. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (08) e é uma medida para prevenir a população contra os baixos níveis de qualidade do ar provocados pelos intensos incêndios florestais que ocorrem em território canadense

VEJA MAIS

image Com mais de 400 focos de incêndios, qualidade do ar é afetada no Canadá e nos Estados Unidos; vídeo
O Canadá enfrenta um dos piores verões na temporada de incêndios florestais e beira o nível crítico e emergencial de qualidade do ar

image Adolescente brasileiro é assassinado a facadas em estação de metrô no Canadá: 'Eu culpo o sistema'
O jovem estava sentado em um banco quando foi atacado aleatoriamente por um morador de rua; Andrea Magalhães, mãe da vítima, afirmou que não culpa o suspeito pelo crime

image Mãe é suspeita de deixar filhos em carro em chamas enquanto praticava furtos em loja; vídeo
A polícia acredita que as crianças estavam brincando com fósforos dentro do carro, o que provocou o incêndio que fez as chamas se espalharem pelas janelas e lançarem uma densa fumaça escura no ar

Em Nova York, por exemplo, o equipamento de proteção individual será distribuído de forma gratuita. A governadora da ilha, Kathy Hochul, disse que um milhão de máscaras serão distribuídas na cidade nesta quinta-feira.

“Esta é uma situação temporária. Isso não é Covid-19”,  garantiu ela em entrevista coletiva, acrescentando que os ônibus e trens da cidade têm sistemas de filtragem de ar, que os tornam formas seguras de locomoção. 

O Canadá disse que as máscaras devem ser usadas sempre que as pessoas saírem de ambientes fechados. 

Estados Unidos

A expectativa é que a poluição não fique concentrada apenas em Nova York, mas vá para outras áreas além da Costa Leste. As autoridades afirmaram que as condições perigosas devem se estender ao longo do final de semana. 

Pessoas em várias cidades do país acordaram nesta quinta-feira com a baixa qualidade do ar, inclusive na Filadélfia e em outras partes da Pensilvânia. Em grandes áreas do meio-oeste e do sul, também estão sob alerta da situação.

Em Nova York, uma névoa laranja encobriu marcos históricos, incluindo a Estátua da Liberdade. A qualidade do ar na cidade foi classificada como a pior de todas as grandes áreas metropolitanas na quarta-feira (07), de acordo com a empresa suíça de qualidade do ar IQAir.

Origem dos poluentes

Grande parte da fumaça vem de Quebec, onde 150 incêndios estão ativos. A cidade é considerada o novo epicentro dos eventos. Esta é a pior temporada de incêndios registrada na cidade canadense.

A agência Environment Canada disse que as condições estavam piorando em Toronto nesta quinta-feira e recomendou que qualquer pessoa ao ar livre use máscara. 

“Essas partículas finas geralmente representam o maior risco à saúde. No entanto, as máscaras não reduzem a exposição aos gases da fumaça dos incêndios florestais”, disse o comunicado da Environment Canada.

As autoridades de saúde pública alertaram as pessoas para não se exercitarem ao ar livre e minimizarem a exposição à fumaça o máximo possível, pois o ar representa riscos imediatos e de longo prazo à saúde.

Mais de 3,8 milhões de hectares já foram queimados

O Canadá afirmou estar se preparando para sua pior temporada de incêndios florestais já registrada, devido a uma primavera mais quente e seca do que o normal, condições que devem perdurar por todo o verão.

Incêndios em todo o país já queimaram mais de 3,8 milhões de hectares – uma área 12 vezes maior que a média de 10 anos para esta época do ano. Mais de 600 bombeiros americanos cruzaram a fronteira para ajudar as autoridades locais, e bombeiros franceses também foram mobilizados. 

A mudança climática aumenta o risco de clima quente e seco, que provavelmente está alimentando os incêndios florestais. O mundo já aqueceu cerca de 1,2°C desde o início da era industrial, e as temperaturas continuarão subindo, a menos que países de todo o mundo façam cortes drásticos nas emissões.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO