#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Eclipses 2024: Saiba quando ocorrerão os fenômenos neste ano

Quatro episódios estão previstos para os próximos meses

Luciana Carvalho
fonte

Os próximos meses reservam uma sequência de eventos astronômicos visíveis a olho nu. Com chuvas de meteoros e superluas, 2024 terá quatro eclipses notáveis. Entre março e outubro, dois eventos lunares e dois solares poderão ser vistos no céu. Contudo, nem todos serão totalmente visíveis no Brasil. Confira as datas dos eclipses previstos para 2024:

Eclipse lunar penumbral: 24 e 25 de março

eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua atravessa a penumbra da Terra, sendo a parte externa e tênue de sua sombra. Este fenômeno está programado para os dias 24 e 25 de março, atingindo seu ápice durante a Lua cheia às 4h da manhã. A visibilidade do eclipse será abrangente, incluindo grande parte da Europa e da África, o norte e leste da Ásia, América do Norte, América do Sul, Ártico, Antártica e parte da Austrália.

Eclipse solar total: 8 de abril

eclipse solar total ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, gerando uma sombra que cobre completamente o disco solar para um observador na Terra. Este fenômeno está agendado para o dia 8 de abril. Aqueles que estiverem no Canadá, Estados Unidos e México terão a visão da Lua bloqueando integralmente a luz solar que alcança a Terra.

VEJA MAIS

image Eclipse solar total ocorrerá em abril deste ano; confira detalhes
Fenômeno ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando a estrela de forma completa

image Eclipse solar: fenômeno movimenta Belém e interior do Pará; confira os registros
Em Bragança, por exemplo, mais de 500 pessoas acompanham fenômeno no Mirante de São Benedito

image Em Canaã dos Carajás, população assiste eclipse anular no novo Planetário
Várias pessoas participam do evento organizado pela prefeitura municipal.

Eclipse lunar parcial: 17 e 18 de setembro

eclipse lunar parcial ocorre quando a sombra da Terra na superfície lunar cresce e depois retrocede, cobrindo parcialmente a Lua, apenas em uma "fatia". Este fenômeno terá lugar entre os dias 17 e 18 de setembro. Cerca de 3,5% da Lua estará dentro dessa sombra. O eclipse será visível na Europa e em grande parte das Américas, Ártico, Antártica, África e Ásia. Além disso, essa Lua cheia será uma Superlua, aparecendo 7,8% maior e 15,6% mais brilhante do que a média das luas cheias.

Eclipse solar anular: 2 de outubro

eclipse solar anular ocorre quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra, incapaz de cobrir completamente a luz solar. Isso resulta na formação de um anel luminoso ao redor da sombra da Lua. O fenômeno acontecerá em 2 de outubro. Observadores na Argentina e no Chile poderão ver a Lua cobrindo o centro do Sol, formando um "anel de fogo" ao redor do astro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO