Disputa por Essequibo: presidentes da Venezuela e Guiana se reúnem nesta quinta-feira
Encontro será mediado pelo Brasil, que enviou o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim
Os presidentes da Venezuela e da Guiana, Nicolás Maduro e Irfaan Ali, respectivamente, irão se reunir ao meio-dia (horário de Brasília) desta quinta-feira (14), em São Vicente e Granadinas, país do Caribe e atual presidente de turno da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac). Este é o primeiro diálogo direto entre os dois países na disputa pelo território de Essequibo. O encontro será mediado pelo Brasil, que enviou o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, para a reunião.
VEJA MAIS
Além de Amorim, o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, também estará presente. Os dois, porém, atuarão como observadores e não podem interferência nas decisões.
Rico em petróleo, o território em disputa é, atualmente, controlado pela Guiana, mas reivindicado pela Venezuela. No início de dezembro, um referendo realizado junto à população venezuelana aprovou a anexação da área, acirrando os ânimos na região. Essequibo representa 70% do território da Guiana.
Após a consulta pública, Nicolás Maduro lançou um novo mapa oficial do país incorporando a região em disputa e assinou decretos criando oficialmente o estado de Essequibo. Recentemente, o presidente guianês disse que não vai querer tratar de Essequibo no encontro, enquanto o líder venezuelano afirmou que vai defender o "direito legítimo" de seu país sobre o território.
As recentes declarações trazem poucas esperanças de que o impasse será resolvido na reunião desta quinta-fera.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA